São Paulo pode se juntar ao Borussia Dortmund no Super Mundial de Clubes

Nesta quarta-feira (6), o Borussia Dortmund, da Alemanha, garantiu presença no Mundial de Clubes de 2025. O time foi o 20° confirmado no torneio após a eliminação do Red Bull Leipzig para o Real Madrid na Liga dos Campeões da Europa, ganhando a vaga pela pontuação no ranking da UEFA.

Por hora, os brasileiros confirmados na competição são Palmeiras, Flamengo e Fluminense, os últimos campeões da Libertadores da América. O São Paulo pode acabar garantindo vaga, mas para isso, deverá conquistar a América neste ano.

O Borussia Dortmund ainda está vivo na Liga dos Campeões, e caso levante a taça, irá abrir uma vaga no ranking. O clube está em nono lugar e não pode mais ser superado segundo as regras da Fifa.

Isso porque a entidade criou um ranking com base no desempenho dos clubes nas principais competições de seus continentes entre 2021 e 2024. Dito isso, a Champions League pode definir outros classificados dependendo da combinação de resultados, por exemplo: O Atlético de Madrid (Espanha) se classifica caso o Barcelona for eliminado, além da Juventus em caso do Napoli dar adeus ao troféu.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Whatsapp, Telegram ou acesse nossas comunidades.

Confira o formado do novo Mundial de Clubes

O torneio acontecerá em 2925, nos Estados Unidos, entre os dias 15 de junho e 13 de julho. Serão oito grupos com quatro times que duelam em turno único, como na Copa do Mundo. Se classificam os dois primeiros para o mata-mata, que será disputado em partidas únicas. 

Por hora, os times da Europa confirmados no Mundial são: Bayern de Munique, Paris Saint-Germain, Inter de Milão, Porto, Benfica e Borussia Dortmund. No ranking da OFC (Oceania), apenas o Auckland City marcou presença.

Os clubes brasileiros não podem mais garantir vaga na competição através do ranking. Por hora, Boca Juniors, River Plate e Olímpia estariam dentro também.