São Paulo faz proposta e Brasileirão 2024 pode ser suspenso

Segundo informações do colunista Rodrigo Mattos, do UOL Esporte, o São Paulo é um dos 12 clubes da Série A que planejam a suspensão do Campeonato Brasileiro durante a disputa da próxima Copa América, marcada para os meses de junho e julho. A proposta já foi enviada para a CBF, que agora analisa a questão.

A proposta surgiu com a diretoria do Flamengo e seguiu para os demais clubes da competição. Em poucos dias, Athletico-PR, Botafogo, Corinthians, Criciúma, Fluminense, Internacional, Palmeiras, Red Bull Bragantino, São Paulo e Vasco aderiram o plano. O Fortaleza também seu sinal positivo, porém com algumas ponderações.

Com início para o dia 20 de junho, a Copa América será disputada em meio há nove rodadas do Campeonato Brasileiro. Todos os atletas sul-americanos, portanto, poderiam desfalcar os principais clubes do país no período. Algo visto como bastante prejudicial para a qualidade e disputa da principal competição do país.

Ainda de acordo com Rodrigo Mattos, o ofício já está nas mãos da alta cúpula da CBF há pelo menos dez dias e nenhuma resposta por parte da entidade foi entregue aos clubes. Existem três pontos principais que encontram resistência para a mudança, entre eles a anuência da Rede Globo, detentora dos direitos de transmissão.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Whatsapp, Telegram ou acesse nossas comunidades.

Confira os pontos da proposta dos clubes

  • Remanejar os jogos das oitavas e quartas da Copa do Brasil para antes ou depois da Copa América. Assim, os jogos da competição mata-mata que seriam afetados por desfalques. Assim, quatro rodadas do Brasileiro seriam colocadas nas datas da Copa do Brasil.
  • As duas finais da Copa do Brasil passariam para datas posteriores ao final do Brasileiro, isto é, em dezembro. Seria prolongado o final da temporada. Ao mesmo tempo, as duas datas seriam usadas para duas rodadas do Brasileiro.
  • Redução do intervalo de jogos da Série A de quatro dias para três dias. É pedida uma garantia de que os clubes tivessem o mesmo número de dias de descanso. Assim, a tabela seria apertada e outras três rodadas do Brasileiro seriam encaixadas fora do período da Copa América.

Por fim, se curtiu a matéria não deixe de acessar com frequência o Portal do São Paulino.