São Paulo despacha o Santos e vence o primeiro clássico no ano

O São Paulo superou o Santos, pelo placar de 3 a 1, na noite deste domingo (12), no Morumbi, em partida válida pela oitava rodada do Campeonato Paulista. O triunfo é o primeiro do Tricolor em clássicos na atual temporada e acaba com um jejum de seis jogos sem vencer os seus principais rivais (Palmeiras, Corinthians e Santos).

O confronto de hoje foi marcado muito pela grande chuva que assolou o gramado do Morumbi e atrapalhou um pouco a fluidez do embate no gramado. A vitória do São Paulo, portanto, foi construída através do jogo aéreo. 

O Tricolor abriu o placar aos 15 minutos da etapa inicial, com o argentino Calleri, de cabeça, após uma ótima cobrança de falta do atacante Wellington Rato. Foi o primeiro gol do camisa 9, em 2023. Já Rato chega à terceira assistência na temporada e é o líder no quesito, entre os jogadores do São Paulo.

O segundo gol do Tricolor veio pouco tempo depois. Após uma cobrança de escanteio o atacante Luciano cabeceou uma bola com endereço, mas o lateral-esquerdo Lucas Pires, do Santos, interceptou a finalização com a mão. Na oportunidade o árbitro da partida, Flavio Rodrigues de Souza, assinalou pênalti e expulsou o defensor do Peixe

Na cobrança o meia Galoppo, com precisão, converteu o gol. O argentino chegou ao seu quinto tento na temporada e vive o melhor momento desde que foi contratado pelo São Paulo. Goleador máximo do time em 2023, o atleta também é o vice-artilheiro do Campeonato Paulista.

A partida que já estava sendo controlada pelo Tricolor ficou ainda mais favorável no segundo tempo, quando o lateral-direito João Lucas, do Santos, também foi expulso. A partir daí o São Paulo foi quem dominou todas as ações e chegou ao terceiro gol aos 42 minutos, com uma pintura do volante Luan.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Whatsapp, Telegram ou acesse nossas comunidades.

Antes do término do clássico o Peixe chegou a descontar o marcador, com o atacante Rwan, convertendo um pênalti, cometido pelo goleiro Rafael.

Com o resultado positivo o São Paulo vai a 14 pontos no Campeonato Paulista e é o líder isolado do Grupo B. O Água Santa é o vice-colocado, com 11 tentos. Guarani, com 10, e Mirassol, com 9, completam a tabela de classificação. Agora o próximo compromisso do Tricolor acontece na quarta-feira (15), às 21h35, diante da Inter de Limeira, novamente no Morumbi.

Confira a ficha técnica do jogo entre São Paulo e Santos no Morumbi

Resultado: São Paulo 3 x 1 Santos

Local: Morumbi, São Paulo (SP)

Data e horário: 12 de fevereiro de 2023, às 19h (de Brasília)

Árbitro: Flavio Rodrigues de Souza

Assistentes: Alex Ang Ribeiro e Mauro André Freitas

VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira

Público e renda: 42.311 pessoas e R$ 1.751.744,00

Cartões amarelos: Luciano, Calleri, Pablo Maia, Rafael e Matheus Belém (São Paulo); Camacho e Nathan (Santos)

Cartões vermelhos: Lucas Pires e João Lucas (Santos)

Gols: Calleri (aos 15’1ºT), Galoppo (aos 23’1ºT) e Luan (aos 42’2ºT) para o São Paulo; Rwan (aos 49’2ºT) para o Santos

São Paulo: Rafael; Orejuela (Nathan), Beraldo, Alan Franco (Matheus Belém) e Welington; Jhegson Méndez, Pablo Maia (Luan) e Galoppo; Wellington Rato (Caio Paulista), Luciano (Marcos Paulo) e Calleri

Técnico: Rogério Ceni

Santos: João Paulo; João Lucas, Maicol, Bauermann, Lucas Pires; Camacho (Vinícius Balieiro) e Dodi; Ângelo (Nathan), Lucas Braga (Rwan), Mendoza (Messias) e Marcos Leonardo (Lucas Barbosa)

Técnico: Odair Helmann