5 maiores rivais do São Paulo

Veja agora a história completa dos grandes rivais do São Paulo e entenda como cada rivalidade surgiu

“Entre os grandes, és o primeiro”. Este é um dos trechos do hino Tricolor que mais retrata a grande lista de rivais do São Paulo.

Assim como todo clube que possui uma história vitoriosa, o Soberano sempre está na mira dos outros clubes brasileiros. Devido a sua grandeza, ter uma vitória contra o São Paulo é uma grande motivação para a temporada. 

O Tricolor paulista é o caçula dos quatro grandes paulistas e um dos mais jovens dentre os 12 grandes brasileiros.

Apesar disso, o clube conseguiu construir uma rivalidade com grande parte desse seleto grupo. 

Os grandes rivais do São Paulo 

Sem mais delongas, veja agora a história dos maiores rivais do São Paulo Futebol Clube

Choque Rei – Palmeiras 

Uma grande rivalidade que, nos últimos tempos, tem rendido grandes jogos para sua torcida. A história do Choque Rei começa no dia 30 de março de 1930, partida válida pelo campeonato paulista. 

A partida aconteceu na Chácara da Floresta e terminou com o placar de 2 a 2, um resultado excelente para um clube recém fundado. 

No ano seguinte, o primeiro título da história tricolor veio justamente em cima do Palestra Itália, antigo Palmeiras

O primeiro jogo acabou com o placar de 3 a 2 para os italianos, na volta, um massacre tricolor de 4 a 0. A derrota humilhante fez com que os palestrinos juraram vingança, dando início para uma das maiores rivalidades do estado. 

Além disso, o clássico é o que mais atrai o público, diversas partidas que aconteceram no Morumbi já ultrapassaram mais de 110 mil pessoas nas arquibancadas.

Majestoso – Corinthians 

O clássico reúne a segunda e terceira maior torcida do Brasil. A disputa do Majestoso pertence a história do São Paulo e do Corinthians.

Essa rivalidade já foi protagonista de diversas decisões de campeonatos, como o campeonato paulista, o extinto Torneio Rio-São Paulo e o campeonato brasileiro

Além disso, o confronto já foi palco de competição internacional, mais precisamente da Recopa Sul-americana de 2013.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Whatsapp, Telegram ou acesse nossas comunidades.

As disputas entre as equipes já fizeram história no futebol brasileiro e, com certeza, atraem a atenção de olhares de todo o país. 

SanSão – Santos 

O clássico reúne os dois maiores vencedores internacionais do país. São Paulo e Santos são donos de um clássico que conta com cinco títulos mundiais em campo, três do lado tricolor e dois do alvinegro

A primeira partida dessa rivalidade aconteceu no dia 11 de maio de 1930, terminando com o placar de 2 a 2.

Em 2023, o clássico não vive seus grandes momentos, entretanto, isso não significa uma vitória contra o rival não importa, muito pelo o contrário, vencer um SanSão é sempre uma motivação a mais para o restante da temporada.

Flamengo 

Uma rivalidade que foi crescendo e pegou fogo na disputa de confrontos decisivos. As partidas protagonizadas entre São Paulo e Flamengo nunca tiveram um peso tão grande quanto hoje em dia. 

Nos últimos tempos, os clubes têm se encontrado frequentemente em jogos importantes da temporada. 

Os são paulinos vão se lembrar claramente das quartas de final da Copa do Brasil de 2020. Na ocasião, o Tricolor desbancou os cariocas vencendo o jogo da ida por 2 a 1 e o da volta por 3 a 0. 

Na mesma temporada, o Soberano quase tirou o título brasileiro do Flamengo, entretanto, o empate na partida entre Internacional e Corinthians rendeu o título para os cariocas.

Athletico-PR 

A disputa entre São Paulo e Athletico-PR não chega a ser considerada como um clássico, porém, a história desses dois clubes fez com que nascesse uma grande rivalidade. 

Os ânimos começaram a ferver em 2001, quando o volante Cocito fez uma forte entrada na joia tricolor, Kaká, que saiu chorando de campo. Desse dia em diante, a torcida são paulina começou a olhar para o clube do Paraná com outros olhos.

Posteriormente, veio a decisão da Libertadores de 2005, ano em que o São Paulo se tornou o primeiro brasileiro tricampeão continental. A conquista foi batendo justamente o Athletico-PR, deixando uma sensação amarga na torcida athleticana. 

Até que, em 2007, o caso Dagoberto jogou tudo pro ar e instaurou de vez a rivalidade entre os clubes.

E aí, conhecia a história dessas rivalidades?