Majestoso: a história do clássico São Paulo x Corinthians

O Clássico Majestoso é disputado entre São Paulo e Corinthians. O embate em questão é um dos grandes confrontos do país, já que se trata de uma rivalidade dois clubes de porte gigante, ambos campeões mundiais, e que tem consigo uma história tão grande quanto cada instituição.

Mas onde começou essa rivalidade que movimenta tanto o cenário do futebol nacional? O primeiro registro de um clássico envolvendo os dois clubes aconteceu em 1930, quando o recém fundado Tricolor encarou o então bicampeão paulista, dentro de Parque São Jorge. Na ocasião, quem se deu melhor foi o Alvinegro Paulistano, que saiu vitorioso por um placar de 2 a 1.

Outro fato interessante em relação ao clássico é que foi atuando no Majestoso que o São Paulo conseguiu alcançar seu primeiro título. Em 1932, o Time da Fé dependia apenas de uma vitória para conquistar o Paulistão válido pelo ano anterior e, também dentro de Parque São Jorge, goleou o rival por 4 a 1, levantando sua primeira taça.

Além desses grandes jogos, o clássico em questão chegou até mesmo a dar um grande brilho para a disputa de um título internacional, poucos anos atrás. Em 2013, o São Paulo vinha de um título da Copa Sul-Americana, enquanto o Corinthians tinha vencido a Taça Libertadores. Sendo assim, ambos se enfrentaram na Recopa Sul-Americana, com vitória Alvinegra, por 2 a 1.

1626128675dffa23e3f38973de8a5a2bce627e261b

Onde surgiu o nome do Clássico Majestoso?

O nome Majestoso, no entanto, foi criado apenas uma década depois, em 1942, quando, em um Pacaembu completamente lotado, com mais de 70 mil presentes, os rivais protagonizaram uma partida eletrizante que se encerrou 3 a 3. Aquele jogo foi a estreia de Leônidas da Silva, o Diamante Negro, que foi a maior contratação do futebol sul-americano na época.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Whatsapp, Telegram ou acesse nossas comunidades.

No dia seguinte, coube ao jornalista Tommaso Mazzoni decidir o nome que estamparia a capa do Gazeta Esportiva, e a escolha foi: “São Paulo x Corinthians no Choque Majestoso”, dando assim o nome para o embate que só cresceria mais e ganharia mais renome ao redor do país no decorrer dos anos.

Retrospecto do Clássico Majestoso

Atualmente o Corinthians leva uma vantagem considerável na disputa dos jogos contra o São Paulo, tendo vencido mais vezes a disputa contra o rival. Apesar de que a maior goleada da história do clássico é considerada um “empate”, já que ambos os lados a aplicaram, mesmo que com algumas dezenas de anos de diferença.

Em 1933, os dois clubes fizeram uma partida válida pelo Campeonato Paulista e pelo Torneio Rio-São Paulo, na Chácara da Floresta. Na ocasião, o Tricolor aplicou memoráveis 6 a 1 em cima do seu grande rival, sendo a maior goleada da história do Majestoso. Vale ressaltar que essa marca nunca foi superada, somente igualada, quando o Alvinegro Paulistano aplicou o placar no Time da Fé, em 2015.

O Corinthians acaba levando uma vantagem nas decisões, já que conseguiu vencer o São Paulo em uma decisão direta em nove vezes, sendo seis Paulistões, um Campeonato Brasileiro de 1990, uma Rio-São Paulo de 2002 e na Recopa Sul-Americana de 2013. Enquanto isso o Tricolor levou a melhor em cinco decisões diretas contra o rival, todos pelo estadual.