Barcelona da Espanha entrou na Justiça contra o do Equador

Adversário do São Paulo nesta quinta-feira (25), em partida válida pela 3ª rodada da fase de grupos da Copa Libertadores da América, o Barcelona de Guayaquil é um dos clubes mais tradicionais do futebol equatoriano com 16 títulos nacionais e dois vices continentais. Mas nem isso foi capaz de tirá-lo da mira do seu xará mais famoso.

Em setembro do ano passado, o Barcelona, da Espanha, entrou com um pedido de registro no Instituto Equatoriano de Propriedade Intelectual (IEPI) para a solicitação de registro de sua marca e logotipo. O motivo que levou os Blaugranas a tomarem tal atitude foi curioso: a semelhança do desenho de seu escudo com o do homônimo.

Fundado em 1925 por imigrantes catalães, o Barcelona de Guayaquil usa o nome e um escudo semelhante ao do xará espanhol desde os seus primeiros dias de existência. A única diferença mais aparente é a inscrição “BSC”, de Barcelona Sporting Club. O Barcelona original utilizada o “FCB”, de Fútbol Club Barcelona.

Antonio Noboa, atual presidente do clube equatoriano, se mostrou tranquilo quanto a ação na época: “Contratamos um especialista em marcas e registros. Vamos defender a história do Barcelona Sporting Club. Não deixaremos que afetem nossa instituição”. Desde então, não houve maiores novidade quanto ao curioso caso.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Whatsapp, Telegram ou acesse nossas comunidades.

São Paulo leva vantagem sobre o Barcelona

Rivais no Grupo B da atual edição da Copa Libertadores, São Paulo e Barcelona já se encontraram por quatro vezes na história do torneio. E o duelo apresenta números extremamente equilibrados: uma vitória para cada lado e dois empates. O último encontro foi em 1992, com o Tricolor avançado nas semifinais.

Mas um amistoso, disputado em 1959, faz com que o Soberano tenha vantagem sobre o clube equatoriano. Mesmo atuando fora de casa, o São Paulo venceu por sonoros 4 a 1. Os dois voltam a se enfrentar nesta quinta-feira (25) às 21h (de Brasília).

Por fim, se curtiu a matéria não deixe de acessar com frequência o Portal do São Paulino.