Atitude surpreendente de Daniel Alves fez o Brasil inteiro sorrir e vibrar

Ainda em 2009, quando estava praticamente no auge de sua carreira, Daniel Alves era um dos melhores jogadores de sua posição no mundo. Defendendo o Barcelona, tinha conquistado a Tríplice Coroa com o Barcelona, sob o comando de Pep Guardiola.

Neste ano, o lateral-direito disputou e venceu a Copa das Confederações pelo Brasil. Por sinal, foi decisivo na campanha do título. Na semifinal diante da África do Sul, a Seleção Brasileira, que na época era comandada por Dunga, venceu pelo placar magro de 1 a 0.

O único gol da partida foi marcado justamente por Daniel Alves. Ele começou a partida no banco de reservas, já que o titular da posição era Maicon, que na época jogava pela Inter De Milão, da Itália. 

Entrou em campo aos 36 do segundo tempo para atuar na lateral-esquerda (no lugar de André Santos), e marcou um belo gol de falta cinco minutos mais tarde. Vale destacar que o treinador da seleção sul-africana era o brasileiro Joel Santana.

Na decisão daquela Copa das Confederações, o Brasil acabou vencendo os Estados Unidos por 3 a 2 (depois de sair perdendo por 2 a 0), conquistando o troféu. No ano seguinte, a Seleção acabou sendo eliminada pela Holanda, nas quartas de final da Copa do Mundo

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Whatsapp, Telegram ou acesse nossas comunidades.

Troféus de Daniel Alves pela Seleção Brasileira

O lateral se tornou um dos principais nomes das últimas décadas da Amarelinha. Ainda em 2002, venceu o Torneio Internacional de Toulon. No ano seguinte, fez parte do time que levantou o Torneio da Malásia Sub-20 e o Mundial Sub-20. Com a equipe mais jovem, veio a conquistar a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2021.

Pela Seleção principal, Daniel Alves venceu a Copa América em duas oportunidades: 2007 e 2019. Por sinal, foi um dos melhores jogadores na segunda edição. Junto a isso, também acumula duas Copa das Confederações em seu currículo: 2009 e 2013.