São Paulo mostra seu tamanho e esmaga Palmeiras e Corinthians

Ex-dirigente reclama do planejamento do clube. (Foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net)

O futebol nacional é um grande exportador de craques para o mercado exterior. Toda vez que se inicia uma janela de transferência do mercado da bola é entendido que ao menos um grande jogador do Brasil vai rumar para a Europa. No São Paulo, ao menos uma vez por ano, o clube acaba vendendo algum jogador para os grandes clubes do velho continente. 

As equipes do Brasil já entenderam que este é um dos meios para faturar alto e se manter brigando nas competições. Uma só venda pode render mais de 100 milhões, dependendo do negócio. Este tipo de negócio é uma forma dos clubes equilibrarem suas rendas, apostando na base

Segundo o levantamento de dados do portal Transfermarkt, site especializado em dados do futebol mundial, o São Paulo, ao lado de Flamengo e Santos, são os clubes que dão em aula na arrecadação de venda de jogadores. Foi constatado que o São Paulo arrecadou muito mais em vendas, do que seus rivais, Palmeiras e Corinthians na última década.

No Brasil, o Flamengo é o time que aparece na ponta, faturando 267,4 milhões de euros (R$ 1,4 bilhão), desde 2013. Logo em seguida, vem o Santos na segunda colocação, e então aparece o Tricolor na terceira posição, sendo o time que mais faturou com vendas de jogadores. Grêmio, Palmeiras, e Corinthians, também estão presentes entre os 100 primeiros do ranking mundial. 

No top 1 mundial está o Mônaco da França, que garantiu um valor imensurável ao vender o atacante Mbappé ao PSG, em 2018, por 180 milhões de euros. 

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Whatsapp, Telegram ou acesse nossas comunidades.

Vendas exponenciais do Tricolor na década

Entre as maiores vendas do futebol nacional para o mundial, o São Paulo garantiu bons valores para os cofres do clube. A maior venda da equipe no início da década foi de Lucas Moura, em 2012. Na época, o jogador foi vendido ao PSG, por mais de 100 milhões de reais.

Em um passado mais recente, o Tricolor lucrou de forma absurda com a venda de Antony para o Ajax. Em 2020, o clube holandês pagou cerca de R$ 134 milhões ao atacante. Contudo os valores chegaram nesta casa, após o atleta atingir algumas metas estipuladas no contrato.