São Paulo já contratou quase 100 jogadores estrangeiros

O São Paulo é um dos clubes brasileiros que, na grande maioria das vezes, aposta na contratação de estrangeiros para compor o seu elenco. Não é preciso fazer muito esforço para se lembrar de alguns que fizeram sucesso com a camisa do clube, a exemplo do zagueiro Lugano, campeão Mundial e da Libertadores em 2005. Para se ter uma ideia, ao todo, o Tricolor Paulista já contratou quase 100 atletas de fora do Brasil.

Nesta semana, o São Paulo apresentou oficialmente mais uma de suas contratações para a temporada: o atacante Nahuel Bustos. O argentino, que pertence ao Manchester City mas estava atuando pelo Talleres, da Argentina, se tornou o 88º jogador estrangeiro a vestir a camisa do Tricolor Paulista.

Michael Serra, historiador do São Paulo, realizou um levantamento sobre a quantidade de jogadores estrangeiros que já foram contratados pelo Tricolor Paulista. De acordo com os dados, dos quase 100 que já passaram pelo clube, 31 eram justamente argentinos – os quais são maioria nesse critério.

Lugano idolo do Sao Paulo

Basta olhar para o atual elenco do São Paulo para perceber que os argentinos são, de fato, valorizados no clube. Um dos principais jogadores da equipe, se não o principal, é um argentino: o atacante Jonathan Calleri. Nesta temporada, o clube, que vendeu Emiliano Rigoni para o futebol dos Estados Unidos, contratou mais dois atletas da Argentina: Giuliano Galoppo e, agora, Bustos.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Whatsapp, Telegram ou acesse nossas comunidades.

Os uruguaios vem logo em seguida nessa lista, com 18 jogadores ao todo. Muitos atletas nascidos no Uruguai fizeram sucesso com a camisa do São Paulo, a exemplo de Lugano, Pablo Forlán (pai do atacante Diego Forlán), Dario Pereyra e Pedro Rocha. Atualmente, o volante Gabriel Neves é quem representa o país no Tricolor.

A terceira posição é dividida entre Chile e Paraguai, os quais já emplacaram sete jogadores cada na história do clube. Logo em seguida vem a Colômbia, representada atualmente no São Paulo com o volante Colorado, e o Equador, que está presente no Tricolor com o zagueiro Arboleda.

Em breve, o São Paulo pode se aproximar da marca de 90 estrangeiros contratados na história. Isso porque o zagueiro venezuelano Nahuel Ferraresi, que também pertence ao Grupo City, está sendo cogitado pelo Tricolor Paulista.

Vale ressaltar que, para além dos países citados, outros tantos já foram representados em São Paulo. Ao longo da história, o Tricolor Paulista já contou com jogadores de Portugal, Espanha, Romênia, Ucrânia, Hungria, República Tcheca, Chipre, Japão, Peru e El Salvador também.