São Paulo ficou com a Taça das Bolinhas?

Até os dias de hoje, o verdadeiro dono da Taça das Bolinhas segue como uma incógnita. Isto por conta do polêmico título do Campeonato Brasileiro de 1987,que envolve o Flamengo.

A taça nasceu em 1975, após criação da Confederação Brasileira de Desportos (CBD), com a chamada Copa Brasil, patrocinada pela Caixa Econômica Federal. O prêmio era dado ao clube que levantasse o Campeonato Brasileiro em três oportunidades consecutivas, ou cinco vezes de maneira alternada. Entretanto, a Copa União de 1987 mudou o rumo do futebol brasileiro.

Depois do título brasuleiro do Flamengo em 2009, a CBF admitiu que o Flamengo era pentacampeão, ou seja, dizendo que o Sport foi o campeão brasileiro em 1987, algo que levanta polêmicas até hoje.

Logo, o São Paulo foi o vencedor da Taça das Bolinhas, por ter vencido o torneio em cinco oportunidades (1977, 1986, 1991, 2006 e 2007), fora 2008. Logo, em fevereiro de 2011,  o Tricolor recebeu o troféu.

Retaliação do Flamengo e indefinição da CBF

O Flamengo, nada satisfeito, acreditava que a CBF havia feito uma retaliação por questões envolvendo Fábio Koff, que estava concorrendo à presidência do Clube dos 13. Todavia, poucos dias depois da entrega da taça ao SPFC, a CBF reconheceu o Flamengo como campeão de 1987.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Whatsapp, Telegram ou acesse nossas comunidades.

Logo, obrigaram o Tricolor a devolver o troféu à Caixa Econômica Federal. O clube não aceitou a decisão, mas devolveu o prêmio em março, após brigas na Justiça.

Em 2019, a Justiça determinou que a Caixa tinha que mandar o troféu para a CBF, mas sem um prazo definido. Desde então, a Taça de Bolinhas segue sem um dono.