São Paulo comemora a estreia de Leônidas da Silva hoje (24)

Imagem: lance.com.br

O dia 24 de maio entrou para a história do São Paulo. Não por um título, mas por um “simples” estreia. Há exatos 81 anos, o gênio Leônidas da Silva entrava em campo com a camisa são-paulina pela primeira vez. Contratado junto ao Flamengo, o craque estreou em um clássico Majestoso para mais de 71 mil pessoas presentes no Pacaembu.

Sem anotar gols, Leônidas viu Lola, Luizinho e Teixeirinha marcarem os gols do Tricolor no empate por 3 a 3 em partida válida pelo Campeonato Paulista. O público de 71.281 é, até hoje, o recorde do histórico estádio. Mundialmente conhecido como “Diamante Negro”, o atacante defenderia o São Paulo entre 1942 e 1950.

Revelado pelo São Cristóvão, o carioca Leônidas da Silva ainda passou por Bonsucesso, Vasco da Gama, Botafogo e Flamengo. Já pela Seleção Brasileira, o ídolo são-paulino atuou entre 1934 e 1946, sendo o grande nome do escrete na Copa do Mundo de 1938, disputada na França.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Whatsapp, Telegram ou acesse nossas comunidades.

Tricampeão carioca por Vasco (1934), Botafogo (1935) e Flamengo (1939), o Diamante Negro chegou ao São Paulo após uma série de polêmicas dentro do Rubro-Negro. No Tricolor, foram 212 partidas e 144 gol marcados com nove títulos conquistados, incluindo cinco troféus do Campeonato Paulista em 1943, 1945, 1946, 1948 e 1949.

Leônidas faleceu em Cotia um ano antes de CT ser concluído

Um dos maiores ídolos da história do Tricolor, Leônidas faleceu no dia 1º de janeiro de 2004, na cidade de Cotia, região metropolitana de São Paulo. No ano seguinte, o clube inaugurou o seu sonhado Centro de Treinamento para as divisões de base na mesma cidade onde Leônidas viveu seus últimos dias de vida.

O elo entre os jovens e o histórico jogador parece ter dado certo, com o São Paulo se firmando como um dos clubes brasileiros que mais formaram atletas neste século.

Por fim, se curtiu a matéria não deixe de acessar com frequência o Portal do São Paulino.