Resta apenas uma possibilidade pro São Paulo ser cabeça de chave na Libertadores 2024

Nesta temporada, o torcedor sorriu além do esperado, e conquistou a Copa do Brasil pela primeira vez em sua história. O Tricolor bateu o Flamengo na decisão e levantou o troféu diante de um Morumbi lotado.

Com a conquista inédita, o Tricolor está garantido na fase de grupos da Libertadores da América, competição que não joga desde 2021. A intenção da diretoria é montar um time competitivo para tentar levantar o tetracampeonato.

O sorteio das chaves deve ocorrer nos próximos meses, em evento realizado pela Conmebol. Contudo, a dúvida que muitos são-paulinos ainda têm: o SPFC tem alguma chance de ser cabeça de chave? A resposta é sim, mas deverá torcer contra um dos clubes mais tradicionais do continente.

Ser o cabeça de chave garante que o time não fique no mesmo grupo do que outros clubes fortes, considerados “pedreiras” para uma primeira fase, tais como River Plate, Peñarol, entre outros.Ou seja, caso o Tricolor assuma essa posição, terá uma certa vantagem, aumentando as chances de avançar às oitavas de final. 

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Whatsapp, Telegram ou acesse nossas comunidades.

O São Paulo será o sétimo colocado no ranking de clubes da Conmebol após atualização no final do ano, e apenas os seis primeiros garantem o privilégio de ser cabeça de chave da Libertadores.

Para chegar em sexto, o Tricolor deve tomar o posto do Nacional, do Uruguai. A única chance disso acontecer é caso os uruguaios não se classifiquem diretamente para a fase de grupos, e sim para os playoffs, conhecidos como pré-Libertadores.

Confira o último grupo do São Paulo na Libertadores

A última vez que o Tricolor disputou o torneio continental foi em 2021, comandado pelo técnico Hernán Crespo. Na ocasião, caiu em um grupo com o Racing, da Argentina, Sporting Cristal, do Peru, e Rentistas, do Uruguai.