Por que o São Paulo tem este nome?

Os nomes dados a clubes de futebol normalmente são divididos em duas categorias: geográficas e homenagens. As geográficas são aquelas referentes ao estado, município ou bairro onde o time surgiu, enquanto as homenagens fazem alusão a alguma identificação da equipe. Mas, afinal de contas, por que o São Paulo tem este nome?

Quando falamos do nome dado ao São Paulo Futebol Clube, fica extremamente fácil saber de onde veio, não é mesmo? O time é um daqueles cuja nomenclatura está relacionada à questão geográfica, ou seja, do lugar de onde surgiu e foi fundado. Nesse caso, trata-se de nada mais nada menos do que a capital paulista.

Ao contrário do que muitos pensam, o nome São Paulo Futebol Clube não é inspirado no estado em si, mas sim na cidade de mesmo nome. E isso pode ser percebido quando paramos para analisar a história do clube, que foi criado oficialmente no mesmo dia e mês em que a cidade de São Paulo foi fundada.

No entanto, engana-se quem pensa que o São Paulo sempre teve esse nome, vindo da cidade de onde foi criado. Na verdade, o clube pode ser considerado um dos mais recentes dentre os grandes do futebol brasileiro, tendo sido criado sob esse nome somente em 1930. Antes disso, a equipe tinha um “outro nome”.

Primeiramente conhecido como São Paulo da Floresta

Se hoje em dia o Tricolor Paulista é mundialmente reconhecido pelo nome de São Paulo Futebol Clube, nos primeiros anos de fundação a situação era diferente. Entre 1930 e 1935, a equipe era mais conhecida entre os torcedores e jogadores como São Paulo da Floresta. Mas, afinal de contas, de onde veio esse apelido?

O fato é que em 25 de janeiro de 1930 a equipe foi fundada sob o nome oficial de São Paulo Futebol Clube. No entanto, quando surgiu, o time acabou herdando um campo que pertencia à antiga Associação Atlética das Palmeiras, que viria a inspirar o nome do Verdão, o qual era chamado de Chácara da Floresta.

Sendo assim, nos seus primeiros anos de atuação, o São Paulo Futebol Clube passou a ser chamado de São Paulo da Floresta. Esse apelido, relacionado ao campo onde jogavam e treinavam, era na verdade um nome informal, e nunca esteve na ata ou nos documentos oficiais de fundação do time.

O São Paulo é fruto da união de outros times de futebol

Agora que você já sabe de onde veio o nome do São Paulo Futebol Clube, e também a forma como era informalmente conhecido em seus cinco primeiros anos de existência, é hora de entender também como foi formado. Afinal de contas, apesar de carregar o nome da capital paulista, a equipe surgiu muito depois de outros grandes times de SP.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Whatsapp, Telegram ou acesse nossas comunidades.

O São Paulo Futebol Clube é fruto da “união” de outros dois times de futebol paulistas do início do século XX. Estamos falando da Associação Atlética das Palmeiras e do Club Athletico Paulistano, sendo que o primeiro encerrou as suas atividades em 1929 e o segundo fechou o departamento de futebol no mesmo ano.

Com isso, ex-jogadores e dirigentes das duas equipes de futebol decidiram se unir para fundar o São Paulo em 1930. O clube ainda herdaria algo para além da Chácara da Floresta, que lhe renderia o apelido dos primeiros anos: as cores do uniforme, vermelho, preto e branco, uma união das cores dos dois times fundadores.

Nos anos seguintes da sua fundação, o São Paulo Futebol Clube se tornou não apenas um dos principais times do Brasil como, também, um dos mais reconhecidos no mundo. Logo em 1931 conquistou o título do campeonato paulista e, daí para frente, cravou o seu nome na história do futebol.

Por fim, se curtiu a matéria não deixe de acessar com frequência o Portal do São Paulino e siga o melhor site sobre o Tricolor no Instagram.