Lula quer Robinho cumprindo a pena no Brasil o quanto antes

Eleito para a presidência da República em outubro de 2022, Luiz Inácio Lula da Silva entrou para o segundo ano de seu novo mandato com uma série de questões para resolver no âmbito nacional e internacional. Em meio a tantas questões, Lula deu sua opinião sobre o polêmico caso envolvendo o ex-atacante Robinho, ídolo do Santos.

Em entrevista ao jornalista César Filho, do SBT, o presidente afirmou que Robinho já deveria estar cumprindo pena no Brasil e classificou o crime cometido pelo jogador na Itália como “imperdoável”. Em 2022, o ex-jogador foi condenado por ter participado de um estupro coletivo de uma jovem albanesa em uma boate em Milão, em 2013.

“Espero que ele pague o preço da irresponsabilidade dele”, afirmou Lula. No próximo dia 20, o ídolo santista, hoje com 40 anos, será uma das pautas da Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ). O processo será julgado por 15 dos 33 ministros com maior tempo de atuação na casa e pode colocá-lo atrás das grades.

No pedido apresentado pelas autoridades italianas ao órgão, o país pede que Robinho cumpra a pena em território brasileiro. Ele foi condenado a nove anos de prisão pela justiça do país europeu. Como o Brasil não extradita seus cidadãos, Robinho jamais cumpriu a pena.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Whatsapp, Telegram ou acesse nossas comunidades.

Julgamento de Robinho será exibido no Youtube

Desde a sentença no país europeu, Robinho vive normalmente no litoral paulista, já que o Brasil não extradita seus cidadãos. Coube para a Justiça italiana encontrar uma saída para o caso: um pedido para que ele cumpra a pena em território nacional. O parecer inicial do Ministério Público Federal concordou com a solicitação.

De acordo com o Estadão, o julgamento de Robinho será aberto à imprensa e contará com transmissão ao vivo através do canal do STJ no Youtube. A prática se tornou comum nos últimos anos e nada tem de especial quanto a fama do ex-jogador.

Por fim, se curtiu a matéria não deixe de acessar com frequência o Portal do São Paulino.