Lateral revelado pelo São Paulo projeta Ceni como um dos maiores técnicos do Brasil 

O ex-lateral-esquerdo Juan, com passagem pelas categorias de base do São Paulo, acredita que o atual comandante do time paulista, Rogério Ceni, será um dos grandes técnicos do futebol brasileiro no futuro. Isto porque, de acordo com o ex-jogador, o ídolo do Tricolor já apresentava características importantes para se tornar um bom treinador desde os tempos áureos de goleiro.

“Ele (Ceni) sempre foi bastante atuante e inteligente taticamente, no vestiário ali. É difícil prever, porque, em geral, os jogadores não querem ir para essa parte de técnico, não é fácil, é bem difícil, é muita cobrança, muita pressão. Normalmente a gente fica cansado da rotina de jogador, se vai para técnico, a rotina é a mesma ou até pior”, revelou Juan em entrevista à TV Gazeta.

“Então, realmente era difícil tentar prever que ele seria técnico, mas ele é muito novo na função, ainda tem muito tempo de carreira. Pelo tempo dele, tem sido um bom técnico, com resultados interessantes, o título brasileiro do Flamengo, o que ele fez com o Fortaleza, a projeção que ele colocou no Fortaleza. Então, ele tem tudo para ser um dos grandes técnicos brasileiros”, concluiu.

Juan teve duas passagens pelo São Paulo. A primeira ocorreu ainda nas categorias de base do clube, mas na oportunidade não chegou a atuar pelo time profissional. Na época, em 2001, o lateral foi negociado com o Arsenal, da Inglaterra, por 350 mil libras (R$ 1,8 milhão), onde jogou com diversas estrelas do mundo da bola, tal como Kanu, Henry, Bergkamp, Sylvinho e Edu.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Whatsapp, Telegram ou acesse nossas comunidades.

Em 2011, porém, o jogador retornou ao São Paulo após cinco temporadas no Flamengo. Na ocasião, Juan disputou 69 partidas e marcou quatro gols pelo clube paulista. 

Confira as principais conquistas de Ceni

Desde que se tornou treinador de futebol, em 2017, justamente pelo São Paulo, Ceni passou por Fortaleza, Cruzeiro e Flamengo, antes de retornar ao Tricolor no final de 2021. Como técnico o ex-goleiro já levantou dois troféus do Campeonato Brasileiro (Séries A e B), uma Copa do Nordeste, uma Supercopa do Brasil e três campeonatos estaduais. Em 2020 o comandante ainda foi eleito o melhor treinador do Brasileirão.

No entanto pelo São Paulo, onde fez história embaixo das traves, Ceni ainda não conquistou nenhum título como técnico. No Tricolor o ídolo apenas foi vice-campeão do Campeonato Paulista e da Copa Sul-Americana, ambos em 2022.

Em sua época de atleta, o ex-arqueiro venceu duas Libertadores, três Campeonatos Brasileiros, um Mundial de Clubes, uma Copa Conmebol, uma Sul-Americana, três Campeonatos Paulistas, além de diversos outros títulos coletivos e individuais.