Justiça decide “punir” Daniel Alves e pena será aplicada em 30 dias

PARIS, FRANCE - APRIL 27: Dani Alves of Paris Saint-Germain looks on after loosing the French Cup Final match against Stade Rennais at Stade de France on April 27, 2019 in Paris, France. (Photo by Aurelien Meunier - PSG/PSG via Getty Images)

Condenado a quatro anos e meio por estupro na Espanha, Daniel Alves teve seu pedido de liberdade provisória aceito pela Justiça. Ele precisa cumprir alguns pedidos das autoridades, além de ter pagado uma fiança de 1 milhão de euros, algo em torno de R$ 5,4 milhões.Como esperado, a ação causou uma reação negativa em relação ao ex-lateral.

De acordo com informações divulgadas pelo UOL Esporte, o Ministério Público da Bahia fez uma recomendação para a Prefeitura de Juazeiro (BA) retirar a estátua de Daniel Alves na cidade. O monumento, que está localizado no centro, foi inaugurado em 2020.

O MP diz que o crime cometido em si não seria o motivo para retirar a estátua, e sim que a lei não permite “homenagem a pessoas vivas feitas com bem público”. A Lei Orgânica de Juazeiro bate o martelo que é responsável pela “denominação, numeração e emplacamento de logradouros públicos, sendo vedada a utilização de nome, sobrenome, ou cognome de pessoas vivas”.

O Ministério Público entrou com uma investigação ainda no final de março, quando ele foi solto da cadeia, local no qual ficou 14 meses preso de maneira preventiva. O município recebeu o prazo de um mês para realizar ou não a ação pedida pelo MP. Caso se negue a realizá-la, o MP pode entrar com um processo na Justiça para obrigar a retirada do monumento.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Whatsapp, Telegram ou acesse nossas comunidades.

Vale lembrar que a estátua de Daniel Alves já foi vandalizada enquanto o brasileiro estava preso nos arredores de Barcelona. Ainda em fevereiro, antes do julgamento, a administração municipal garantiu que esperaria a decisão final para dar seu veredito. Por sinal, o museu do Bahia, clube no qual Daniel foi revelado, tirou a imagem do ex-atleta das paredes do museu.