Fifa entra em ação e pode tirar pontos do Brasil nas Eliminatórias

O péssimo momento do Brasil dentro das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026 pode piorar ainda mais nas próximas semanas. Tudo porque o Comitê de Disciplina da Fifa vai abrir uma investigação sobre os incidentes violentos ocorridos no Maracanã na última terça-feira (21) na partida contra a Argentina.

Na ocasião, uma grande confusão nas arquibancadas impediu o início do jogo, que começaria apenas 30 minutos depois. Nas imagens foi possível ver um grande confronto entre Policiais Militares e torcedores argentinos. Oito pessoas chegaram a ser detidas no local e inúmeras outras tiveram de pular para o gramado para evitar uma tragédia.

Por conta da confusão, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) pode acabar punida pela FIFA. O artigo 17 do Código Disciplinar da entidade que rege o futebol deixa claro que a CBF é a única responsável pela segurança da partida. As possíveis punições variam entre multa e até perda de pontos dentro das Eliminatórias.

Gianni Infantino, atual presidente da FIFA, lamentou o ocorrido: “Não há absolutamente nenhum lugar para a violência no futebol, dentro ou fora do campo. Tais eventos não têm lugar em nosso esporte ou sociedade. Sem exceção, todos os jogadores, torcedores, funcionários e dirigentes precisam estar seguros e protegidos”.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Whatsapp, Telegram ou acesse nossas comunidades.

Confira a classificação das Eliminatórias da Copa

1º Argentina – ´15 pontos; 5V e 1D; 8 GP e 2 GC
2º Uruguai – 13 pontos; 4V, 1E e 1D; 13 GP e 5 GC
3º Colômbia – 12 pontos; 3V e 3E; 6 GP e 3 GC
4º Venezuela – 9 pontos; 2V, 3E e 1D; 6 GP e 3 GC
5º Equador – 8 pontos; 3V, 2E e 1D; 5 GP e 3 GC
6º Brasil – 7 pontos; 2V, 1E e 3D; 8 GP e 7 GC
7º Paraguai – 5 pontos; 1V, 2E e 3D; 1 GP e 3 GC
8º Chile – 5 pontos; 1V, 2E e 3D; 3 GP e 7 GC
9º Bolívia – 3 pontos; 1V e 5D; 4 GP e 14 GC
10º Peru – 2 pontos; 2E e 4D; 1 GP e 8 GC

Por fim, se curtiu a matéria não deixe de acessar com frequência o Portal do São Paulino.