CBF vai a FIFA pro Brasil sediar a Copa do Mundo

No último sábado (4), o Brasil enviou um documento à Fifa que contém uma declaração de intenção de ser sede da Copa do Mundo de Futebol Feminini de 2027. O mesmo foi assinado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e pelo ministro do Esporte, André Fufuca. A decisão oficial da federação sobre o país sede do Mundial será divulgada em maio de 2024.

O evento contou com a presença do mandatário da CBF, Ednaldo Rodrigues, e de acordo com o jornal Metrópoles, a declaração foi feita pelo Grupo de Trabalho Interministerial, sob o comando do Ministério do Esporte, além de outros 23 ministérios com a CBF tendo um papel de convidada permanente. 

Vale lembrar que o Brasil foi sede da Copa do Mundo de 2014. Na ocasião, a Alemanha foi campeã em cima da Argentina, depois de ter aplicado o famoso 7 a 1 na Seleção Brasileira na semifinal.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Whatsapp, Telegram ou acesse nossas comunidades.

Na declaração citada, existem sete garantias governamentais que a maior entidade de futebol do mundo exige para que os países se candidatem a abrigar o evento. Confira quais são, de acordo com o Metrópoles:

  • Procedimentos de Vistos, Licenças, Imigração e Check-in;
  • Permissões de Trabalho e Lei Trabalhista;
  • Isenções Fiscais e Compromissos Cambiais;
  • Segurança e Proteção;
  • Proteção e Exploração dos Direitos de Competição;
  • Tecnologia da Informação;
  • Renúncia, Indenização e outras Questões Legais.

Governo ressalta importância do investimento no futebol feminino

De acordo com uma nota divulgada pelo governo federal, a opção por sediar a Copa do Mundo de Futebol Feminino de 2027 “faz parte da atual política do governo de incentivo à participação cada vez maior das mulheres no futebol”.

O Ministério do Esporte ressaltou a importância do investimento na modalidade e no crescimento da participação das mulheres em todo o país:

“O Ministério do Esporte lidera a Estratégia Nacional para o Futebol Feminino, com diversas ações que demonstram o comprometimento do Governo Federal com o fomento do protagonismo das mulheres no esporte e em todas as áreas.”