Band transmitiu jogo proibido e teve transmissão cassada

Ainda em 2021, durante os Jogos Olímpicos de Tóquio, a Bandsports realizou uma transmissão que causou muita polêmica. Na ocasião, as brasileiras Laura Pigossi e Luisa Stefani estavam em busca de vaga na semifinal do tênis contra uma dupla dos Estados Unidos.

Todavia, o canal não havia comprado os direitos de transmissão dos jogos na quadra 5 especificamente. Dito isso, optou-se por passar o jogo através de filmagens próprias, algo incomum, já que o torneio conta com uma equipe específica pela geração de imagens para todos compradores do serviço da empresa. Ou seja, há um padrão de filmagem, seja na qualidade, ângulos de câmera, etc.

As empresas que compraram os direitos de transmissão só podem utilizar as imagens da  OBS (Olympic Broadcasting Services). No Brasil, a Globo e a Band não pagaram o valor extra pelas imagens das quadras periféricas de tênis naquele dia.

Ou seja, mesmo com todas as câmeras automáticas acompanhando a partida, sem a presença de profissionais para isso, eles não poderiam transmitir a partida ao vivo. Dito isso, a Bandsports levou a repórter e jornalista Elia Junior e um cinegrafista para Tóquio. 

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Whatsapp, Telegram ou acesse nossas comunidades.

A dupla se formou e iniciou a transmissão ao fundo de uma das quadras. A repórter realizou uma entrada ao vivo em um dos programas da emissora. A transmissão, por sinal, continuou sem imagens do jogo em si, placar ou estatísticas, e contou somente com os comentários de Elia. A estratégia foi ousada, e parte dos fãs continuaram assistindo enquanto outros buscaram outros canais.