Diego Costa decidiu trocar o Grêmio pelo São Paulo

Em entrevista recente ao UOL, Diego Costa contou um pouco mais de sua trajetória no futebol. O zagueiro formado nas categorias do São Paulo nasceu em Campo Grande (MS) e passou por poucas e boas antes de se tornar uma estrela.

Foi rejeitado em diversos clubes e chegou a desistir da carreira como profissional, trabalhando como  servente de pedreiro em Presidente Prudente, no interior paulista. Depois de arrecadar um certo montante, retornou ao esporte.

 “Voltei para Campo Grande pensando em desistir. Não queria saber muito de futebol, estava chegando em uma idade [ruim]. Comecei a trabalhar com meu padrasto e apareceu mais uma oportunidade. Ele disse para eu tentar fazer essa viagem, que seria para o interior de São Paulo para alguns testes. Aí, a gente começou a trabalhar, eu trabalhava de ajudante de servente de pedreiro para conseguirmos o dinheiro das viagens. A gente conseguiu o dinheiro, fui fazer os testes e fui para o Grêmio Prudente”, revelou.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Whatsapp, Telegram ou acesse nossas comunidades.

Diego se tornou o principal destaque do Grêmio Prudente durante a sua passagem, principalmente após a Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2015. A equipe teve um desempenho surpreendente, algo que chamou a atenção de clubes com maior poder financeiro.

O Grêmio Prudente acabou sendo eliminado da competição para o Corinthians no mata-mata. Diego Costa foi o autor de um gol de cabeça contra o rival do Tricolor. Essa foi sua última partida pela equipe.

Chegada a Cotia e passagem pelo SPFC

Diego foi chamado para integrar os times de Cotia e escreveu sua história nas categorias de base do Tricolor. Foi promovido ao profissional em 2020 e não demorou muito para se consolidar como uma peça fundamental. Vale lembrar que ele chegou a atuar como volante quando era mais novo.

Diego Costa defende as cores do São Paulo até hoje, e é um jogador de extrema importância. Alternou entre bons e maus momentos, assim como qualquer profissional, e chegou a ser titular absoluto com Fernando Diniz e Rogério Ceni. Por sinal, foi capitão da equipe comandada por Ceni em algumas oportunidades. Conquistou o Campeonato Paulista de 2021, a Copa do Brasil de 2023 e a Supercopa Rei deste ano.