Tricolor vai ter que entrar na linha se a La Liga assumir o Brasileirão

Com o Brasil sucumbindo cada vez mais dentro do cenário mundial de futebol, tendo sua liga muito desvalorizada, projetos apoiados por grandes empresas estariam interessadas em comprar e tomar conta do nosso campeonato nacional. A última delas foi a presença de Daniel Tebas, dono da LaLiga, que controla o futebol espanhol, em uma reunião para organizar o futebol brasileiro.

A medida parece contribuir muito para nosso futebol, mas clubes grandes com problemas financeiros, como o São Paulo, teriam que entrar na linha.

Fred Luz, diretor que representou a Alvarez&Marsal na reunião, comentou sobre o que os clubes terão de fazer caso o acordo se concretize.

“Mas esse “sim” (acordo com a LaLiga) está condicionado ao futebol brasileiro fazer o dever de casa. Quais são os pilares? Governança, compliance, controle financeiro e centralização da venda dos direitos. Sem isso, esquece”, comentou Luz.

“Dinheiro é sempre necessário. O ponto é: quando você fica só no dinheiro, ele não vem. Não vem um dinheiro robusto. Se você tivesse um dinheiro, compraria uma briga? Você tem que comprar o direito (de transmissão) de um por um? Acaba sendo fragmentado. O Tebas tem pilares que considera serem fundamentais: número 1, governança. Número 2, compliance. Para ter investidor robusto, precisa mostrar que usa bem o dinheiro. Número 3, controle. Não vamos deixar os clubes gastarem de qualquer maneira, porque deprecia o produto. Número 4: venda dos direitos em conjunto, porque estou vendendo um produto completo, um campeonato completo, é isso que gera valor a médio e longo prazo”, complementou.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Whatsapp, Telegram ou acesse nossas comunidades.

Presidente do Tricolor esteve na reunião

A reunião contou com todos os presidentes dos principais clubes do Brasil, apenas Leila Pereira, do Palmeiras, não apareceu.

Presidente do São Paulo Júlio Casares comentou sobre o assunto na saída da reunião.

“Foi bastante interessante essa apresentação, com o Javier Tebas, tão experiente na área. A LaLiga tem um modelo consagrado em todo o mundo do futebol. Agora, vamos ouvir outros players do mercado e discutirmos entre os clubes as melhores opções. Importante também foi nossa postura junto à CBF, porque a liga é irreversível”, comentou Casares.

O presidente citou a Liga, que seria uma organização feira pela CBF entre os grandes clubes, para organizar o futebol brasileiro.

Por fim, se curtiu a matéria não deixe de acessar com frequência o Portal do São Paulino e siga o melhor site sobre o Tricolor no Instagram.