Tragédia encerrou a carreira de Zubeldía nos campos ainda cedo

Contratado para substituir o demitido Thiago Carpini e assumir o comando técnico do São Paulo para o restante da temporada, o argentino Luis Zubeldía, de 43 anos, tem longos 16 anos de carreira. Isto mesmo. O mais novo treinador do Tricolor estreou na área técnica do Lanús com apenas 27 anos de idade em 2008.

Mas por que Zubeldía começou tão cedo? A resposta está em um trágica lesão sofrida pelo ex-meia. No fim dos anos 1990, Zubeldía era um dos mais promissores meias do futebol argentino, fato que o levou a estrear nos profissionais do Lanús com apenas 17 anos. Ele chegou a disputar os mundiais Sub-17 e Sub-20 com a Seleção.

Porém, pouco antes da Copa do Mundo de juniores, o então jovem Zubeldía sofreu uma grave lesão no joelho esquerdo. Ele não suspeitava, mas ali começava o fim da sua carreira nos gramados. Ainda atuando por mais cinco temporadas, o meia sempre conviveu com dores no local e foi diagnosticado com osteocondrite dissecante.

Cansado das dores, o agora técnico do São Paulo resolveu se aposentar aos 23 anos e com menos de 60 partidas no currículo. Quatro anos mais tarde, receberia a chance de se tornar o treinador mais jovem a comandar um clube na elite da Argentina pelo próprio Lanús. E sua estreia surpreendeu o país inteiro.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Whatsapp, Telegram ou acesse nossas comunidades.

Com Zubeldía, o Lanús foi o time de maior pontuação acumulada no país durante a temporada 2008/09 e se classificou para a Copa Libertadores da América, um feito raro para o clube. Ele ainda trabalharia por Barcelona de Guayaquil, Racing, Independiente Medellín e Cerro Porteño até conquistar títulos pela LDU em 2023.

Por fim, se curtiu a matéria não deixe de acessar com frequência o Portal do São Paulino.