Senador quer paralisar o Campeonato Brasileiro 2024

Presidente da CPI das apostas esportivas, o senador Jorge Kajuru se mostrou à favor da paralisação do Campeonato Brasileiro até que as investigações das supostas manipulações nas partidas tenham sido finalizadas.  O político emitiu sua opinião nesta terça-feira (23), depois de ter recebido o relatório de John Textor, dono da SAF do Botafogo, que indica possíveis casos envolvendo os esquemas no Brasileirão do ano passado.

“Ouvimos tudo, soubemos tudo. Temos um relatório nas mãos de 180 páginas, temos gravações, temos vídeos e vamos obedecer o segredo de Justiça. Mas não poderíamos deixar de comunicar a imprensa brasileira e ao país do futebol”, iniciou Kajuru.

A declaração teve influência da última nota divulgada pela Associação Nacional dos Árbitros de Futebol (Anaf), que também se mostrou a favor da pausa no torneio de pontos coloridos após o depoimento de Textor na CPI.

“Eu penso que a associação nacional de árbitros tem toda razão. [Precisamos] Paralisar esse campeonato, a nossa investigação deve seguir com o apoio total da Polícia Federal, da Procuradoria-Geral da República e a gente desmarcar tudo e mostrar a verdade desse escândalo que é o maior da história do futebol brasileiro”, disse Kajuru.

O senador também teve acesso ao relatório da CPI. Por hora, a principal preocupação foi em relação a possíveis manipulações durante a utilização do VAR. Os lances poderiam ter sido editados, prejudicando diretamente as equipes.

“[Para] Paralisar o campeonato brasileiro, qual é o motivo que solicita a associação? É o que foi denunciado sobre o VAR, que eu, jornalisticamente, adoro chamar de ‘VAR-te-catar’, porque com cinco câmeras eles não conseguem dar respeito à arbitragem do campeonato brasileiro. Isso é muito grave”, prosseguiu o senador.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Whatsapp, Telegram ou acesse nossas comunidades.

O que diz a Anaf?

Por outro lado, a Anaf defende a interrupção do Brasileirão por conta das declarações de John Textor, que acusam os árbitros de manipulações. Além disso, a nota divulgada pela entidade diz que o norte-americano está agindo de forma “inconsequente”.

“Os árbitros precisam se unir e paralisar o campeonato brasileiro; competição está em xeque após acusações de Textor que colocam o VAR sob suspeição. Não há outro caminho: é preciso parar o Brasileirão 2024 antes que façam o VAR virar caso de polícia.Pelo bem do futebol, o Brasileirão precisa ser paralisado!”, disse Salmo Valentim, presidente da Anaf.