São Paulo perdeu pela primeira vez em um Mundial de Clubes

Como todos sabem, a soberania do São Paulo em títulos no futebol brasileira é concreta, e o Tricolor é o maior campeão internacional do país. Com tradição pela América do Sul e mundo todo, o clube é o único tricampeão mundial entre os times brasileiros.

A primeira vez que o mundo foi tricolor foi em 1992, quando a histórica equipe comandada pelo lendário técnico Telê Santana venceu o Barcelona, comandado por Johan Cruyff. No ano seguinte, o Expresso Tricolor bateu o Milan, de Fabio Capello. Por fim, em 2005, venceu o Liverpool por 1 a 0, em uma final histórica em Tóquio, no Japão.

Buscando a tradição em outros esportes, o São Paulo chegou muito perto de conquistar mais um Mundial de Clubes, mas dessa vez no basquete. O time venceu a Champions League das Américas, e ficou com a vaga no torneio internacional.

Caminho do SPFC no Mundial de Clubes de basquete de 2023

Na semifinal, o Basquete Tricolor enfrentou o Rio Grande Valley Vipers, atual campeão da G-League (liga de desenvolvimento da NBA), vencendo por 90 a 71. No outro lado da chave, os donos da casa, Tenerife (Espanha), bateram o USM, da Tunísia.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Whatsapp, Telegram ou acesse nossas comunidades.

Na final, os espanhóis acabaram batendo os paulistas por 89 a 68, conquistando o título do Mundial de Clubes de basquete, também conhecido como Copa Intercontinental. Vale lembrar que o Tenerife conta com o armador brasileiro Marcelinho Huertas, que também jogou no Los Angeles Lakers, da NBA.

Com o resultado, o time de basquete do São Paulo ficou no quase, e não deu mais um título do Mundial ao Brasil. Apenas o Sírio (1979) e o Flamengo (2014 e 2022) são os únicos campeões mundiais que o país já teve.