Quanto custa o São Paulo?

Ainda que não esteja vivendo a melhor fase financeira da sua história, o Tricolor Paulista está longe de ser um clube prestes a quebrar. Praticamente todos os anos a equipe revela jovens jogadores que, rapidamente, são vendidos para o exterior – o que incrementa a sua renda. Mas, afinal de contas, quanto custa o São Paulo?

Um levantamento divulgado no início de 2022 pela Sports Value, consultoria que estuda relações econômicas com equipes de futebol, elegeu os 30 clubes mais valiosos do Brasil. O São Paulo, por sua vez, apareceu na sétima colocação – em dados levantados ao longo de praticamente todo o ano de 2021.

De acordo com o estudo, o São Paulo está atualmente avaliado em R$ 1,718 bilhão. Apesar de ainda estar entre os 10 mais bem avaliados do país, o Tricolor Paulista acabou passando por uma queda considerável de um ano para o outro. No levantamento publicado em 2021, com dados referentes a 2020, a equipe se encontrava na quarta colocação.

De 2020 para 2021, o São Paulo acabou sendo ultrapassado por clubes como Internacional, Atlético Mineiro e, até mesmo, Athletico Paranaense. À sua frente, estão ainda clubes como Corinthians, hoje em terceiro lugar; Palmeiras, que ocupa a segunda posição; e Flamengo, a equipe mais valiosa do Brasil, segundo a Sports Value.

Quais os critérios que definiram o São Paulo como o 7º clube mais valioso?

Para definir quais são os clubes mais valiosos do Brasil, a Sports Value utiliza como base uma série de critérios importantes. Um deles, no qual o São Paulo acaba se destacando e saindo na frente de muitos, é justamente o patrimônio do clube, o qual envolve dinheiro em caixa, estádio próprio e modernidade do centro de treinamento.

morumbi lotado

A consultoria esportiva ainda leva em consideração toda a questão de valor de marca da equipe para determinar o quão valiosa ela é. Nesse quesito, entram questões como potencial de mercado, números da torcida e, até mesmo, receitas – como vendas de ingressos, camisetas, artigos e por aí vai.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Whatsapp, Telegram ou acesse nossas comunidades.

O terceiro e último critério adotado pela Sports Value para definir a valiosidade de um clube brasileiro de futebol diz respeito aos valores do elenco. Nesse ponto em específico, a consultoria utiliza os dados divulgados pelo site alemão Transfermarkt, o qual reúne o valor de mercado dos atletas das principais ligas do mundo.

Quais os jogadores mais valiosos do São Paulo?

Agora que você já sabe quanto custa o São Paulo, talvez esteja se questionando: quais são os jogadores mais valiosos do clube? Apesar de não ser dono de um elenco milionário, o Tricolor Paulista é muito conhecido por revelar jovens promessas do futebol brasileiro – o que faz com que ele tenha um grupo de atletas valiosos.

Atualmente, o jogador com maior valor de mercado do São Paulo é justamente o meio campista Igor Gomes, de 23 anos, o qual está avaliado em 7 milhões de euros. Logo em seguida vem o também meia Rodrigo Nestor, de apenas 21 anos, cujo valor de mercado é de 6 milhões de euros.

Ainda no critério “Made in Cotia”, o terceiro jogador mais valioso do Tricolor Paulista é o volante Pablo Maia, de somente 20 anos de idade, que está avaliado em 5 milhões de euros. Nesse critério, na quarta colocação, está o também volante Luan, que possui um valor de mercado de 4,5 milhões de euros.

Entre os 5 jogadores mais valiosos do São Paulo, o único que vem de fora do círculo de Cotia é o meia ofensivo Nikão, de 29 anos. Vindo do Athletico Paranaense, ele está avaliado em 4 milhões de euros atualmente.

São Paulo prestes a ser comprado por sheik bilionário?

Em meados de 2021, correram os boatos de que um sheik bilionário estaria interessado na compra do São Paulo. Mohammed bin Salman, novo proprietário do Newcastle, esteve visitando o Morumbi no ano passado, o que gerou burburinhos sobre uma possível aquisição.

No entanto, não passavam de boatos – que inclusive duraram pouquíssimo tempo. O sheik visitou o Tricolor Paulista apenas para tratar sobre um torneio de “legends”, ou seja, de veteranos.