Palmeiras passou vergonha e foi obrigado a ficar DOIS ANOS na Série B

Bem antes de gigantes do futebol brasileiro como Cruzeiro e Vasco da Gama repetirem temporadas seguidas atuando na Série B do Campeonato Brasileiro, o Palmeiras, histórico rival do São Paulo, também experimentou o gosto amargo de não estar na elite do futebol nacional. Entre 1981 e 1982, o Alviverde disputou a extinta Taça de Prata.

O torneio, que dava quatro vagas para a disputa da Taça de Ouro, considerada a Série A da época, reunia equipes que não alcançaram classificação através dos campeonatos estaduais. No regulamento, a Taça de Ouro previa vaga para os seis melhores colocados dentro do Paulistão. Algo que o Palmeiras não alcançou nos dois anos.

Assim, restou ao Alviverde disputar a Taça de Prata. Em 1981, o clube chegou a alcançar a vaga junto a Náutico, Bahia e Uberaba. Porém, no ano seguinte, o Palmeiras não teve a mesma sorte ao terminar apenas na quarta colocação em um grupo composto por Vila Nova, Volta Redonda, Juventus, Operário-VG e Anápolis.

Em 1982, os “sortudos” que alcançariam a disputa da Taça de Ouro foram Corinthians, América-RJ, Atlético Paranaense e o São Paulo-RS. O Alvinegro paulista chegaria longe no torneio e só daria adeus ao troféu nas semifinais ao ser superado pelo Grêmio pelo placar agregado de 5 a 2. O grande campeão foi o Flamengo de Zico e companhia.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Whatsapp, Telegram ou acesse nossas comunidades.

Então com apenas um título do Brasileirão, conquistado em 1977, o São Paulo foi vice-campeão em 1981, ao ser derrotado pelo Grêmio na grande decisão, e parou nas quartas de final de 1982, ao ser superado pelo Guarani de Campinas.

Por fim, se curtiu a matéria não deixe de acessar com frequência o Portal do São Paulino.