Nova punição anunciada pela FIFA pode impactar o São Paulo

Na última semana, a Fifa anunciou novas medidas no combate ao racismo no futebol. Durante um congresso em Bangkok, capital da Tailândia, a entidade mostrou o programa  ‘Global Stand Against Racism’, que apresenta novas ações visando enquadrar crimes de racismo nas 211 filiadas. A Fifa promete “sanções próprias e severas”, como o encerramento precoce da partida e derrota para o time associado ao ato.

Além disso, a entidade também anunciou que os crimes de cunho racista poderão ser reportados através de gestos. Os jogadores devem cruzar os braços na altura dos punhos aos árbitros. A orientação é de “parar, suspender e cancelar jogos em caso de atos racistas”.

A Fifa busca dar mais rigor a atos racistas no futebol, considerando tratar como ofensas criminais nos países. Claro que cada nação tem sua própria legislação, mas o objetivo é diminuir consideravelmente casos desta natureza. Dito isso, irá aplicar punições mais severas. Outra ação imposta pela entidade é a promoção de diversas ini iativas nas escolas e governos no comabte a discriminação, visando, por fim, chegar a um  “um futuro desprovido de racismo”.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Whatsapp, Telegram ou acesse nossas comunidades.

Como não é de hoje, uma das maiores figuras no combate ao racismo é o brasileiro Vinícius Júnior, do Real Madrid. O atacante é constantemente alvo de ofensivas de cunho racista na Espanha, até mesmo quando não está em campo. Já foi xingado em partidas contra o Valencia, Barcelona, Atlético de Madrid, entre outros.