Luto nacional: Morre Zagallo lenda do futebol mundial

O ex-jogador e treinador brasileiro, Mário Jorge Lobo Zagallo, que entrara para a história como o único tetracampeão mundial de futebol, morreu nesta sexta-feira (5), aos 92 anos, na cidade do Rio de Janeiro. A notícia foi confirmada pela sua assessoria.

Nascido na cidade de Atalaia, estado de Alagoas, Zagallo mudou-se para o Rio de Janeiro quando era apenas um bebê de 8 meses. Ele desenvolveu uma forte relação com o bairro da Tijuca, onde começou a dar os primeiros chutes em partidas de futebol nas ruas do bairro e no estádio do Maracanã, antes mesmo de sua inauguração.

Das peladas ao Maracanã

Zagallo começou sua jornada no futebol jogando nas categorias de base do América, clube sediado na Tijuca, antes de se transferir para o Flamengo. Aos 18 anos, foi convocado para servir o Exército e deu início à sua relação com copas do mundo, embora de uma forma indesejada, ao fazer a segurança das arquibancadas do Maracanã na derrota do Brasil para o Uruguai na final da Copa de 1950.

O sucesso na carreira profissional

Profissionalizou-se como ponta-esquerda e foi tricampeão carioca pelo Flamengo, de 1953 a 1955. Em 1958, conquistou a primeira Copa do Mundo da história do Brasil junto à seleção brasileira, marcando um gol na final contra a Suécia. Em 1964, aposentou-se como jogador e iniciou a carreira de treinador, começando pelo Botafogo. Em 1970, assumiu a seleção no lugar de João Saldanha e comandou Pelé e companhia para o tricampeonato mundial.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Whatsapp, Telegram ou acesse nossas comunidades.

Frases célebres e o número 13

Zagallo também ficou conhecido por suas frases célebres, como “Vocês vão ter que me engolir”, dita após vencer a Copa América em 1997. Era comum notar suas constantes referências ao número 13. Na ocasião em que o Brasil venceu a Argentina na final da Copa América de 2004, bradou: “Brasil campeão tem 13 letras, Argentina vice também”.

Zagallo também gostava de lembrar que as palavras “dose de reforço”, referentes à vacinação contra a Covid-19, têm 13 letras, assim como “Zagallo eterno”.

Adeus a uma lenda

Com o falecimento de Zagallo, o futebol brasileiro e mundial perdem uma de suas principais referências. Sua contribuição prevalecerá nos registros históricos como um dos maiores técnicos e jogadores que já existiu. A sua presença sempre será lembrada nas quadras e nos corações dos fãs do futebol.