Fortaleza joga final para fazer parte de seleto grupo que tem São Paulo e raros brasileiros

O Fortaleza entra em campo neste sábado (28), às 17h, para o jogo mais importante de sua história. A partida é contra a LDU, pela final da Copa Sul-Americana. Se conseguir ganhar, garante o troféu e uma vaga como cabeça de chave na próxima Libertadores. O São Paulo também estará na próxima Liberta, mas ainda não sabe qual vai ser o seu pote – o campeão não terá impacto nisso.

Em caso de título, o Leão do Pici passará a fazer parte de um seleto grupo que conta com o Tricolor Paulista, campeão em 2012. Apenas quatro equipes brasileiras foram campeãs do torneio, o primeiro foi o Internacional, em 2008, depois o São Paulo. Mais recentemente, a Chapecoense ficou com a conquista de 2016, embora a final não tenha sido realizada devido ao trágico acidente.

Por último, o Athletico-PR conquistou o troféu duas vezes, a primeira delas em 2018, ainda com final em duas partidas, batendo o Junior Barranquilla nas cobranças de pênaltis. E por últimos, em 2021, quando superou o Bragantino na decisão, por 1×0, com gol de Nikão, que meses depois veio jogar no São Paulo e acabou sendo pouco aproveitado.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Whatsapp, Telegram ou acesse nossas comunidades.

Vários brasileiros já estiveram na final da Sul-Americana e foram derrotados, como o próprio São Paulo, que perdeu ano passado para o Independiente Del Valle. A Ponte Preta foi finalista e rebaixada em 2013, assim como o Goiás em 2010, que chegou na final e caiu. O Fluminense perdeu a final de 2009 justamente para a LDU e o Flamengo foi vice em 2017.