CBF discute assunto e São Paulo pode perder pontos no Brasileirão

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) vai propor, através de seu presidente Ednaldo Rodrigues, que os clubes cujos torcedores demonstrem comportamentos racistas recebam punições esportivas, incluindo a perda de pontos dentro do Campeonato Brasileiro. Somente no mês passado, dois casos envolveram o São Paulo nas partidas contra Fluminense e Athletico-PR.

Contra o clube carioca, um torcedor do São Paulo foi gravado pela torcida rival fazendo gestos com ambas as mãos, supostamente imitando um macaco. Dias depois, um funcionário do Tricolor Paulista foi alvo de comentários racistas e homofóbicos vindos das arquibancadas da Arena da Baixada, em Curitiba, na derrota frente ao Furacão.

De acordo com o GE.com, Ednaldo irá levar a ideia para o Conselho Técnico do Campeonato Brasileiro, instância formada pelos clubes, do ano que vem. Foi este mesmo conselho que, por exemplo, vetou a venda de mandos de campo na edição passada. O presidente anunciará sua proposta durante o primeiro Seminário de Combate ao Racismo e à Violência no Futebol, organizado pela CBF.

São Paulo foi absolvido pelo STJD em suposto caso de racismo

O julgamento do São Paulo no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) com relação a acusação de que um torcedor do clube teria praticado um ato de racismo nas arquibancadas do Morumbi, no empate por 2 a 2 com o Fluminense em julho, ocorreu na tarde do dia 10 de agosto na sede da entidade no Rio de Janeiro.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Whatsapp, Telegram ou acesse nossas comunidades.

Absolvido no julgamento, o São Paulo foi representado por Luciana Lopes, advogada do clube, que questionou o fato do autor da acusação ter optado por divulgar o vídeo em suas redes sociais ao invés de procurar a polícia já no estádio. Ao fim da sessão, os auditores da Terceira Comissão Disciplinar concluíram que “não ficou comprovado que foram gestos racistas”.

Enquadrado dentro do artigo 243-G, o São Paulo poderia ser multado entre R$ 100 a R$ 100 mil. Já o torcedor poderia ficar, no mínimo, 370 dias impedido de entrar nos estádios pelo país.

Por fim, se curtiu a matéria não deixe de acessar com frequência o Portal do São Paulino e siga o melhor site sobre o Tricolor no Instagram.