CBF decidiu mudar regra e São Paulo agradeceu

Ainda no começo da temporada, durante a disputa do Campeonato Paulista, o então técnico Rogério Ceni enfrentou inúmeros problemas para escalar o time titular. Primeiro, as lesões recorrentes, e depois, o limite de atletas estrangeiros relacionados por jogo.

Isto porque a CBF tinha uma regra geral que só permitia levar cinco estrangeiros para os jogos do clube. Diante disso, Ceni tinha que realizar escolhas cruéis, cortando alguns atletas do banco de reservas, aumentando a frustração.

O treinador optou por realizar um rodízio. Na grande maioria das vezes, o uruguaio Gabriel Neves era quem ficava de fora. Ele revezava com seus companheiros, que recebiam mais chances em comparação a ele.

Frustrado com a situação, o Tricolor enviou um ofício à CBF, que acabou aumentando o limite do número de estrangeiros para oito, que foi aceito. Com isso, o clube se beneficiou, aumentando as chances para seus atletas.

Jogadores estrangeiros do SPFC atualmente

Atualmente, o plantel são-paulino conta com oito jogadores não nascidos no Brasil, ou seja, está bem no limite. Seriam nove, mas o colombiano Orejuela, que não vinha tendo chances com Dorival Júnior, foi emprestado ao Ceará.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Whatsapp, Telegram ou acesse nossas comunidades.

Agora, os estrangeiros são: Alan Franco (Argentina), Arboleda (Equador), Nahuel Ferraresi (Venezuela), Jhegson Méndez (Equador), Gabriel Neves (Uruguai), Giuliano Galoppo (Argentina) e Jonathan Calleri (Argentina).

Destes, Ferraresi e Galoppo estão machucados e fora a longo prazo, já que sofreram rupturas no ligamento cruzado anterior do joelho. A tendência é que retornem no final do ano.

Por estar no Brasil desde 2017, Arboleda está correndo atrás de sua nacionalidade brasileira. Com isso, liberaria mais uma vaga para estrangeiros no grupo, com o SPFC podendo contratá-lo sem nenhum risco.