Por que as cores do São Paulo são vermelho, preto branco

Entenda a história por trás das cores do São Paulo que pintam a nossa bandeira e manto tricolor

O grande Tricolor paulista, o clube da fé e Soberano. Estas são algumas formas de se referir ao clube que tem o mérito de ser o maior brasileiro campeão mundial, mas vem cá, você já se perguntou por que as cores do São Paulo são essas? 

Todo fã de futebol tem curiosidade em entender mais sobre os clubes que estão a sua volta, quem ama o esporte ama a sua história e cada conhecimento novo, independente se torce para o clube ou não. 

As cores do São Paulo representam uma das partes mais importantes de sua história e são consideradas imutáveis. 

Um começo de trajetória que foi complicado, com dificuldades financeiras que levaram o clube a declarar falência pouco tempo depois de sua fundação. Após alguns meses, os fundadores conseguiram colocar as contas em dia e retomaram as atividades do clube.

Essa insistência dos fundadores resultou no apelido de “time da fé” e em uma das maiores histórias do futebol brasileiro. Um clube que conquistou os títulos mais importantes de forma sublime, se tornando temido e respeitado por onde passa. 

A fase pode não ser das melhores, mas não há quem discuta sobre a relevância do São Paulo para o futebol nacional. Foi o primeiro clube tricampeão da Libertadores e é o único tricampeão mundial, essas conquistas renderam ao clube o apelido de Soberano. 

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Whatsapp, Telegram ou acesse nossas comunidades.

Grandes conquistas do futebol brasileiro tem as cores do São Paulo, mas você sabe como as cores preta, vermelha e branca foram escolhidas? Bom, continue lendo para descobrir! 

Como as cores do São Paulo foram escolhidas? 

As cores do São Paulo não foram escolhidas por uma questão de estética, foi uma maneira encontrada para selar a união entre duas partes.

O Tricolor foi fundado por sócios de dois clubes, a Associação Athletica das Palmeiras, cuja cor principal era preto e do Clube Athletico Paulistano, cuja cor principal era vermelha.

A união desses dois clubes faria o São Paulo um time rubro-negro, porém, os fundadores pensaram em algo a mais, eles queriam um clube que realmente representasse o estado de São Paulo. Foi dessa ideia que o branco surgiu no manto, fazendo assim o clube um tricolor paulista.

Não por coincidência, o clube foi fundado no dia 25 de janeiro, dia em que se celebra o aniversário do estado de São Paulo. Além disso, as cores que representam o clube são as mesmas que se encontram na bandeira do estado, não é atoa que os estatutos do clube contam com a seguinte frase:

“As cores do São Paulo Futebol Clube são as da bandeira paulista, vermelha, branca e preta”

Mas e aí, sabia dessa?