Fifa anuncia mudança no Mundial e o São Paulo pode enfrentar o Pachuca
A Fifa anunciou, na última sexta-feira (20), novidades em relação ao Mundial de Clubes da Fifa, o último antes da estreia do novo formato, que contará com 32 equipes. A entidade máxima do futebol divulgou que haverá uma redução de sete para cinco jogos, e que o vencedor da Liga dos Campeões da Europa, ou seja, o Real Madrid, já está garantido na final.
O campeão da Libertadores, ao contrário dos últimos anos, não entrará diretamente na semifinal. Agora, o clube terá que disputar um duelo a mais, neste caso, diante do Pachuca, do México. A Fifa eliminou uma das semifinais (envolvendo a equipe europeia do torneio) e a disputa do terceiro lugar.
O São Paulo pode enfrentar o Pachuca, campeão da Copa dos Campeões da Concacaf no dia 11 de dezembro, em Doha, no Catar, partida denominada como Dérbi das Américas. Para isso, a equipe comandada por Luis Zubeldía deve vencer a Libertadores. O Tricolor está nas quartas de final e enfrenta o Botafogo nesta quarta-feira (25) pela partida de volta.
Chaveamento do torneio
O primeiro duelo do Mundial aconteceu neste domingo (22), quando o Al-Ain goleou o Auckland City por 6 a 2. O duelo foi definido como playoff da Copa África-Ásia-Pacífico, e contou com o vencedor da Liga dos Campeões da Ásia (Al-Ain) diante da equipe que levantou a Liga dos Campeões da Oceania.
Agora, o Al-Ain enfrenta o Al-Ahly, campeão da Liga dos Campeões da África, no Cairo, Egito, no dia 29 de outubro (terça-feira). Posteriormente, no dia 14 de dezembro, haverá o confronto entre o vencedor desse duelo contra o ganhador do Dérbi das Américas. A final, que será disputada contra o Real Madrid, está marcada para o dia 18 de dezembro, em Doha.