Zubeldía pode deixar o São Paulo para assumir a Seleção da Argentina

Campeão da Copa Sul-Americana da temporada passada, o técnico Lusi Zubeldía foi contratado pelo São Paulo para assumir o cargo deixado por Thiago Carpini. Mesmo em tão pouco tempo, seu trabalho já vem sendo bastante elogiado pela imprensa esportiva e, claro, pelos torcedores.

Zubeldia precisou encerrar sua carreira como jogador profissional aos 23 anos de idade. Na época, sofreu muito com lesões, o que lhe fez parar de vez dentro de campo. Era um atleta promissor e chegou a ser capitão da equipe sub-20 da Argentina.

“Luis era um jogador que considerávamos que teria um destino europeu. Um jogador de nível altíssimo. Tinha condições notáveis. Aos 18 anos havia jogado na seleção sub-20, depois foi capitão da equipe. Era um volante agressivo, com bom controle de bola e chegada de área”, disse  Nicolas Russo, ex-presidente do Lanús, em entrevista à ESPN Brasil.

Sem poder jogar mais, Zubeldía partiu para o jornalismo esportivo, até receber o convite para ser auxiliar-técnico do Lanús, time que era comandado por Ramón Cabrero. A ideia partiu de Russo. “Ele disse que eu estava louco, mas além de todas suas condições como jogador e como treinador, ele é uma excelente pessoa. Um ser humano excepcional”, contou o ex-mandatário.

Se tornou o treinador mais jovem da primeira divisão argentinos 27 anos, e passou por diversas equipes de toda a América do Sul, como LDU, Barcelona de Guayaquil (Equador), Santos Laguna (México), Independiente Medellín (Colômbia), Cerro Porteño (Paraguai) e Racing (Argentina). Teve breve passagem pelo Alavés, da Espanha.

“É um treinador capacitado, metódico e que sempre se atualiza. Pudemos compartilhar viagens algumas vezes e ele sempre estava com seu computador, com suas anotações, com o iPad”, disse William Dávila, jornalista da ESPN Equador.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Whatsapp, Telegram ou acesse nossas comunidades.

Potencial para comandar a Argentina

Diante de toda a sua experiência e capacidade, Zubeldía pode se tornar o técnico da seleção da Argentina nos próximos anos. Pelo menos é o que acredita Nicolas RUsso, que aposta suas fichas no sucesso do profissional no São Paulo.

“Se Zubeldía tiver tempo para trabalhar, vai promover muitos jovens que hoje não jogam no time titular e a curto prazo o São Paulo terá o melhor elenco. Não sei se terá os melhores jogadores, mas o melhor elenco será do São Paulo. O que não pôde fazer como jogador, vai fazer como treinador. Ele tem futuro na seleção. É um tremendo treinador”, concluiu Nicolas Russo,