Ficou famoso jogando no São Paulo e agora foi campeão em cima do Bayer

Nesta quarta-feira (22),   a Atalanta, da Itália, venceu por 3 a 0 o Bayer Leverkusen, da Alemanha, e se sagrou campeã da UEFA Europa League pela primeira vez em sua história. O herói da partida foi o atacante Ademola Lookman, que marcou três gols e deu o primeiro título para o time de Bergamo no Aviva Stadium em Dublin, na Irlanda. Como se não bastasse, o time de Bérgamo quebrou a invencibilidade de 51 partidas do Leverkusen.

Uma das figuras envolvidas na grande final foi o zagueiro Rafael Tolói, ex-São Paulo. O atleta foi contratado pelo Tricolor em 2012 junto ao Goiás. Permaneceu no clube até 2015, quando foi vendido a Atlanta. Disputou 126 partidas pelo Tricolor, vencendo a Copa Sul-Americana de 2012. 

Por sinal, Tolói se tornou um ídolo da torcida bergamasca. Bateu na trave na Copa Itália em três ocasiões, quando ficou com o segundo lugar. Inclusive, foi vice da competição neste ano para a Juventus. Contudo, a sorte estava com os italianos na final do torneio continental, o qual foi o primeiro título de Tolói pelo clube. Vale lembrar que ele foi campeão da Europa com a seleção italiana em 2021.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Whatsapp, Telegram ou acesse nossas comunidades.

Por sinal, foi a conquista mais importante na história de 116 anos da Atalanta. Até então, o único troféu do clube foi da Copa Itália, vencido em 1962/1963. O triunfo é mérito do trabalho do técnico Gian Piero Gasperini, que assumiu o comando do clube há oito anos e mudou o time de patamar.

Vale destacar que a Atalanta jogará a próxima Liga dos Campeões da Europa, além de ter a chance de conquistar a Supercopa da UEFA. Irá enfrentar o vencedor da Liga dos Campeões, ou seja, Real Madrid ou Borussia Dortmund.