Zubeldía responde sobre utilizar jogadores da base

O técnico Luis Zubeldía vem sendo bastante questionado pela pouca utilização das categorias de base de Cotia, algo que sempre se destacou como um trunfo no São Paulo. Jovens como Moreira, William Gomes, Henrique Carmo, Belém e Negrucci já fazem parte do elenco principal, mas sequer ganham alguns minutos dentro de campo.

O treinador argentino falou sobre o assunto durante a coletiva de imprensa após a vitória contra o Goiás nesta terça-feira (30), no Morumbis. Ele rebateu os questionamentos dizendo que é um dos técnicos que mais promoveu e lançou crias da base no futebol sul-americano.

“O que digo é para ter cuidado com a promoção e a consolidação dos jovens. E eu te digo que sou um especialista nesse assunto. Me formei nos juvenis e promovi muitos. Poderia formar duas equipes com jovens de clubes que passei”, disse Zubeldía.

Dentre os jovens que estão sendo pouco utilizados, Moreira e Rodriguinho estão em negociações com o Vitória, equipe comandada por Thiago Carpini, ex-SPFC. Além deles, o senegales Iba Ly foi emprestado a Inter de Limeira para ganhar mais minutos em campo.

“Basta ligar para os clubes onde estive que te vão dizer, como trabalho nessa situação. Tempo ao tempo. Mas, sim, é preciso ter um planejamento. E se tem alguém que sabe fazer, sou eu. Não sei os demais. Eu, tenho certeza que sim”, comentou o treinador.

Zubeldía prega cautela com jovens de Cotia

Por fim, Zubeldía pregou cuidado na promoção dos jovens da base. Ele disse que já conversou com a diretoria do clube sobre o assunto, mas que chegou ao São Paulo com um elenco ‘montado’.

“Eu devo ser um dos treinadores que mais jovens promoveu no futebol sul-americano. Isso se planeja. Eu já cheguei com o plantel montado. A diretoria sabe o que penso a respeito dos jovens e já vai haver o momento de inclui-los mais, mas dentro de um planejamento. Os jovens não podem ser lançados por serem lançados”, concluiu.