Vexame no Mundial deixa o Botafogo em lista dolorosa com apenas 5 brasileiros

Crédito: Vitor Silva/Botafogo

Depois de tanta alegria com o clube, o torcedor do Botafogo teve uma tristeza antes de terminar 2024. O time carioca está fora da Copa Intercontinental, após ser derrotado por 3 a 0 pelo Pachuca-MEX, nas quartas de final, em Doha, no Catar, nesta quarta-feira (11).

Com esse resultado, o time de Artur Jorge se junta a outros clubes brasileiros que não conseguiram alcançar a final da competição, que, anteriormente conhecida como Mundial de Clubes, agora possui novo nome e formato. Assim como o Palmeiras, Flamengo, Internacional e Atlético-MG nos últimos anos, o Alvinegro, campeão da Libertadores, ficou pelo caminho.

Relembre outros brasileiros que não conseguiram chegar na decisão

2022 – Flamengo
O Flamengo foi derrotado pelo Al-Hilal na semifinal e viu seu sonho de bicampeonato mundial ser interrompido precocemente. Em um jogo marcado por dois pênaltis e a expulsão de Gerson, o Rubro-Negro perdeu por 3 a 2 e, na disputa pelo 3º lugar, venceu o Al-Ahly, garantindo a terceira posição.

2020 – Palmeiras
Em 2020, o Palmeiras foi o primeiro time brasileiro a ser derrotado na disputa pelo terceiro lugar. Após empatar em 0 a 0 no tempo normal contra o Al-Ahly e perder nos pênaltis por 3 a 2, o time de Abel Ferreira já havia sido derrotado pelo Tigres, do México, na semifinal, por 1 a 0.

2013 – Atlético-MG
Com Ronaldinho Gaúcho, o Atlético-MG foi derrotado por 3 a 1 pelo Raja Casablanca na semifinal. No jogo pelo terceiro lugar, o Galo venceu o Guangzhou Evergrande, da China, por 3 a 2.

2010 – Internacional
O Internacional, estreante entre os desastres brasileiros no Mundial, perdeu para o Mazembe, da República Democrática do Congo, por 2 a 0 na semifinal. Após ser bicampeão da Libertadores meses antes, o time comandado por Celso Roth não conseguiu um bom desempenho e foi derrotado. No entanto, conquistou o terceiro lugar ao vencer o Seongnam, da Coreia do Sul.

Vale lembrar que nas três vezes que o São Paulo disputou o título mundial, voltou com a taça em todas oportunidades. Em 1992, o tricolor bateu o Barcelona-ESP, por 2 a 1. Já no ano seguinte foi a vez do Milan-ITA sentir a força do tricolor comandado por Telê Santana, o time do Morumbi venceu por 3×2 e levou o bicampeonato. Já o tri veio em 2005, ao bater o Liverpool-ING, por 1×0.