Tuta arrebenta a torcida do São Paulo de alegria e confirma retorno

Criado e formado nas categorias de base do São Paulo, o zagueiro Tuta é mais um exemplo de sucesso de Cotia. O jogador de 24 anos de idade é titular absoluto no Eintracht Frankfurt, da Alemanha, e sonha com uma volta ao São Paulo no futuro. 

“Joguei duas edições da Copinha: fui vice para o Flamengo em 2018 e campeão contra o Vasco. Foi um título muito importante porque estava na transição para o profissional e queria mostrar meu futebol. Foi muito especial para a minha carreira”, disse, em entrevista à ESPN Brasil.

Depois de ter sido um dos destaques do Tricolor na Copa São Paulo, Tuta sequer estreou pelo time principal. Ele já estava sendo monitorado pelo Frankfurt há algum tempo, que enviou olheiros para a capital paulista.

“É claro que enxergava que poderia existir uma possibilidade de jogar no profissional, mas na época tinham vários nomes, incluindo o Walce e o Rodrigo, que estavam à minha frente para jogar”, prosseguiu.

Tuta não deixou de mencionar que a saída foi complicada, muito por sequer ter atuado junto aos profissionais. Entretanto, ele deixou claro que sonha em vestir a camisa do São Paulo no futuro.

“Foi bem difícil sair de um clube que trabalhou com você todos esses anos. Mas no final das contas foi uma decisão certa. Acredito que futuramente ainda possa concretizar o sonho de jogar no São Paulo”, comentou.

Adaptação de Tuta a Europa

O brasileiro chegou na Alemanha em fevereiro de 2019. Na época, era uma das últimas opções do treinador. Ele precisava de experiência, e foi ajudado pelo antigo capitão da equipe, David Abraham. Passou um ano no Kortrijk, da Bélgica, para se adaptar ao estilo de jogo do Velho Continente.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Whatsapp, Telegram ou acesse nossas comunidades.

“Era um elenco que estava em ascensão. O jogador principal da minha posição era o capitão David Abraham, que é argentino. Ele me ajudou muito no clube. Para a minha esposa foi muito difícil por causa do frio, das pessoas e da cidade”, admitiu.

Ele retornou ao Frankfurt em 2020, e se tornou um símbolo do time. Atualmente, é titular absoluto do sistema defensivo, e fez parte da conquista histórica da Europa League na temporada de 2021/22.

“No começo da competição eu não estava jogando muito, mas depois recuperei a confiança do treinador e tive uma sequência de jogos. Tinha o sonho de conquistar títulos e nunca imaginei que seria tão rápido, mas as coisas sempre acontecem na minha vida de forma natural”, finalizou Tuta.