Treinador com história no São Paulo vem sendo comparado a Pep Guardiola

Créditos:Reprodução/Instagram

Comandante geral de 13 clubes que pertencem ao City Football Group espalhados por quatro continentes, Ferran Soriano veio ao Brasil nos últimos dias para tratar assuntos do Bahia, mais novo clube comprado pelo grupo.

Segundo informações divulgadas pelo portal Globo Esporte, o dirigente espanhol teve reuniões em diversas cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador. Ciente da insatisfação da torcida em relação ao trabalho do técnico Rogério Ceni, Soriano garantiu a permanência do ex-goleiro para 2025 e fez uma comparação com Pep Guardiola, treinador do Manchester City.

“No nosso caso, a gente conhece muito bem o trabalho do Rogério Ceni, que eu posso dizer que é excelente. Excelente pelo que a gente vê aqui, mas também em comparação com os outros técnicos do grupo. Nós temos 13 clubes de futebol no mundo. Alguns deles com técnicos extraordinários, como o Pep Guardiola. E eu posso dizer que o nível de sofisticação e de trabalho do Rogério é do mesmo nível do Pep Guardiola. Então, estamos contentes, ele fica, vai ficar agora e vai ficar a próxima temporada com certeza”, comentou.

Ainda na mesma entrevista ao Globo Esporte, Soriano foi perguntado sobre suas visões do futebol brasileiro, em especial a situação dos treinadores, que não tem tempo para trabalhar e acabam sendo descartados rapidamente.  Na visão do espanhol, deve se dar mais tempo aos comandantes.

“E eu sei, vocês sabem, todo mundo sabe que dar para alguém um trabalho difícil de liderança de um grupo e trocar depois de perder três jogos é uma ideia ruim. E isso acontece mais no Brasil do que deveria, eu acho. Acontece mais na Itália também. O ranking é Brasil, depois a Itália, depois a Espanha e na Inglaterra acontece pouco. No meu tempo no Manchester City a gente teve dois técnicos. E é assim que pode ser feito um projeto a longo prazo. Uma coisa que eu acho que deveria mudar no futebol brasileiro é a paciência com o técnico. O técnico precisa de tempo para trabalhar”, comentou.

Soriano vê trabalho positivo do Grupo City no Brasil

Em relação à jornada até aqui do Grupo City no Brasil, Soriano elogiou o planejamento realizado no Bahia, comprando a situação do ano passado, quando o clube lutou para não cair, com a atual, na qual os comandados de Rogério Ceni brigam por uma vaga na Libertadores da América.

“Até hoje foi muito positivo mesmo. É óbvio que a gente não vai ficar contente até ganhar o campeonato, mas o progresso é evidente. Eu me lembro muito bem do ano passado, a gente estava lutando para não ser rebaixado e foi bem difícil. Hoje temos outra pressão, mas é uma pressão positiva. A pressão de tentar classificar para a Libertadores. O progresso é evidente, mas faz parte de um caminho que acabou de começar”, finalizou