Título da Copa do Brasil pode classificar o São Paulo para o Mundial de Clubes

No último domingo (14), o São Paulo preencheu sua sala de troféus com o único título que faltava: a Copa do Brasil. Alvo de piadas dos rivais, o Tricolor despachou o Flamengo em uma campanha histórica e se tornou campeão de tudo em pleno Morumbi lotado.

Além do prestígio óbvio em ganhar uma competição de suma importância, a diretoria do São Paulo pulou de alegria com o pagamento de R$ 70 milhões realizado pela CBF, que é destinado ao campeão. Agora, o clube terá um alívio na condição financeira e deve usar o montante para fazer contratações pontuais.

Além do dinheiro, o Tricolor ganhou uma vaga direta na Libertadores da América de 2024, depois de três anos de ausência do maior torneio do continente sul-americano. A última vez que disputou foi em 2021, quando caiu nas quartas de final.

Chegou a ter boas campanhas na competição, alcançando a final em 2006 e semifinal em 2010 e 2016. Mas a última conquista da América foi em 2005, quando goleou o Athletico-PR na final por 4 a 0 e se sagrou campeão no Morumbi. 

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Whatsapp, Telegram ou acesse nossas comunidades.

Com o título, ganhou vaga para o tradicional Mundial de Clubes, conquistando o tri ao bater o Liverpool por 1 a 0, no Japão. Logo, se formos analisar, a conquista da Copa do Brasil deste ano pode ter sido o primeiro passo para um possível retorno ao Mundial.

Em caso de título da Libertadores na temporada que vem, a equipe comandada pelo técnico Dorival Júnior garante vaga no Mundial de Clubes de 2025. 

Tricolor vai em busca do tetra

Em todas as vezes em que o SPFC conquistou a América, sua tradição falou mais alto, vencendo os europeus e conquistando o mundo. Em 1992, bateu o lendário Barcelona de Johan Cruyff. No ano seguinte, o esquadrão de Telê Santana venceu o Milan, e em 2005, o Liverpool.