Tiago Volpi vira Rogério Ceni de time do México
Tiago Volpi foi contratado pelo São Paulo na esperança de resolver o problema na posição de goleiro, que durava desde a aposentadoria de Rogério Ceni. O arqueiro até acumulou bons momentos, mas nunca foi unanimidade no Tricolor, recebendo muitas críticas da torcida.
Depois de perder a vaga de titular para Jandrei, no começo de 2022, foi negociado com o Toluca, do México, que, hoje, está em quinto lugar no Campeonato Mexicano. O atleta vem tendo participação fundamental na campanha do time, contribuindo tanto embaixo das traves quanto no âmbito ofensivo.
Isso mesmo, Volpi se tornou o Rogério Ceni do Toluca, e é o batedor oficial de pênaltis do time. Possui o incrível aproveitamento de 100% das cobranças desde que começou a bater.
Em duas temporadas atuando no México desde sua saída do São Paulo, Volpi cobrou nove pênaltis, marcando nove gols. Com 32 anos, encontrou seu melhor momento em toda a sua carreira. Marcou quatro gols nesta temporada. Em termos de comparação, o atacante Pedro Raul, um dos destaques do Campeonato Brasileirod e 2022, balançou as redes em duas oportunidades.
Volpi não era batedor de pênaltis no Brasil
Ao longo de sua carreira, Volpi jamais foi o cobrador oficial de pênaltis, tanto no Figueirense quanto no São Paulo. No Tricolor, ele até chegou a praticar em treinos, mas não reproduziu durante tempo normal das partidas.
A única vez em que Volpi cobrou um pênalti pelo São Paulo foi em 2019, na semifinal do Campeonato Paulista. Na ocasião, ele foi responsável pela última cobrança na disputa contra o Palmeiras. Seu chute foi defendido por Fernando Prass, mas mesmo assim, o SPFC avançou à final.