STJD tomada decisão inusitada sobre anulação de jogo do São Paulo
Marcado para ocorrer nesta quinta-feira (26), o julgamento da partida disputada entre São Paulo e Fluminense, no último dia 1°, no Maracanã, foi adiado pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol (STJD). O time paulista reclama de um erro de direito que interferiu diretamente no resultado do duelo válido pelo Campeonato Brasileiro.
De acordo com informações divulgadas por Alexandre Zanquetta, o presidente do Tribunal, Luis Otávio Veríssimo Teixeira, adiou a sessão, que pode acontecer somente na próxima semana (ainda sem confirmação). Desta maneira, o caso será ainda mais estudado pelos relatores.
O São Paulo reclama do lance que gerou o primeiro dos dois gols do Fluminense naquela partida. Na ocasião, o árbitro Paulo César Zanovelli da Silva havia dado vantagem em um lance que o assistente achou falta, Thiago Silva colocou a bola na mão para cobrar a suposta falta, e o gol adversário saiu da mesma jogada. Contudo, o próprio juiz, em áudio do VAR, revelou não ter marcado a infração.
”Para mim, disputa de espaço entre Calleri e Thiago (Santos). Calleri segura o Thiago, eu dou vantagem da falta do Calleri. Era falta para o Fluminense’. ‘Eu ia dar a vantagem, o jogador (Thiago Silva) para e bate a falta. Eu dou sinal de falta. Deixa rolar, eu falo agora. Vamos seguir. Eu dei a vantagem, eu segui. É gol legal, tá, Igor (Junio Benevenuto, o VAR)?”, disse.
Divergências impactam o caso
A situação tende a ganhar novos capítulos devido às divergências do caso. O relator Rodrigo Aiache, por exemplo, concorda que houve erro de direito, mas não impactou diretamente no resultado. Outros dois se mostraram contrários da denúncia, já que o SPFC não a apresentou dentro do prazo de 48 horas do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD).