STJD aumenta pena de juiz de Fluminense x São Paulo
O Tribunal Pleno do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) aumentou a pena do árbitro Paulo Cesar Zanovelli, responsável pelas ações em campo do duelo entre Fluminense e São Paulo, disputado no dia 1° de setembro, no Maracanã, pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro. Inicialmente, o profissional havia pego um gancho de 15 dias, aumentado para 30 após a decisão.
Vale lembrar que Zanovelli acabou sendo denunciado tempos depois da partida, uma vez que o São Paulo esperou a divulgação do áudio do VAR para prosseguir com a ação no STJD. O profissional acabou se envolvendo em uma polêmica do jogo que acabou gerando o primeiro dos dois gols do Fluminense no confronto.
O Tricolor Paulista havia pedido a anulação da partida por erro de direito de Zanovelli. Após análise do STJD, a solicitação foi negada com unanimidade, mesmo concordando que houve erro no cumprimento da regra do jogo. Contudo, argumentou que não teve relevância para o resultado do duelo.
Após a suspensão de 15 dias, o São Paulo entrou com recurso e pediu uma punição maior à Zanovelli, que foi aceita. Ele havia sido escalado para arbitrar a partida entre Botafogo-SP e Ituano, pela Série B. Antes disso, foi o quarto árbitro no empate entre Equador e Paraguai na última Data Fifa, uma vez que a suspensão não é válida para partidas internacionais.
Sobre o caso
Ainda no primeiro tempo, Calleri e Thiago Santos disputaram uma bola no campo ofensivo. O assistente considerou a falta, mas Zanovelli não marcou. Thiago Silva colocou a mão na bola para cobrar a suposta infração, e o gol do Fluminense saiu na jogada. O árbitro foi chamado pelo VAR e acabou se contradizendo.
“Para mim disputa de espaço, entre Calleri e Thiago (Santos). O Calleri segura o Thiago, e eu dou vantagem da falta do Calleri. Era para o Fluminense. Eu ia dar vantagem, o jogador (Thiago Silva) para e bate a falta. Eu dou o sinal de falta. Deixa rolar, eu falo agora. Eu dei a vantagem, eu segui. É gol, legal”, disse o árbitro.