São Paulo x Palmeiras é hoje o principal clássico paulista?

0

São Paulo e Palmeiras irão se confrontar nas oitavas de final da Copa do Brasil. A reedição da final do Paulistão virá cheia de ingredientes para um grande jogo, não só pela última decisão, mas também, pelo histórico recente de disputas.

Times que recentemente disputaram mata mata de Libertadores, duas finais seguidas de Paulistão e disputaram ótimos jogos pelo Brasileirão, pode ser dizer que o Choque-Rei é o principal clássico paulista da atualidade.

Apesar do Palmeiras nos último anos ter se firmado mais do que nunca como um time colosso, por conta de todo dinheiro e títulos que vem conquistando, é o São Paulo que mesmo em crise já a vários anos, que faz mais frente ao rival.

Equipes como Atlético-MG e Flamengo, que atualmente tem um poderio financeiro parecido ou até maior que o Palmeiras não conseguem bater o Alviverde, já o Tricolor, é principal responsável pelas maiores dores de cabeça do time palmeirense.

O próprio técnico Abel Ferreira, revelou em seu livro que o São Paulo é o adversário mais difícil que tem enfrentado. O treinador português inclusive que tem grande admiração pelo São Paulo de Tele Santana.

Veja números e estatísticas de São Paulo e Palmeiras

Em toda a história, São Paulo e Palmeiras se enfrentaram 296 vezes. Com vantagem Tricolor, 104 contra 99 do alviverde, além de 93 empates.

O clube do Morumbi também é a equipe que mais balançou as redes no Choque-Rei, 388 vezes contra 386 do rival.

No Morumbi a vantagem são paulina é ampla, 68 vitórias, 49 empates e 33 derrotas em 150 jogos.

Fora de casa o Palmeiras da o troco no Tricolor, 66 vitórias, 44 empates e 36 derrotas.O equilíbrio entre as equipes também se mostra em confrontos recentes. Dos últimos 10 jogos, são 4 vitórias do São Paulo, 3 do Palmeiras e 3 empates.

Entre esses jogos estão inclusos ambas finais do Paulistão, Brasileirão e Libertadores.

São Paulo tem vantagem sobre Palmeiras em mata-mata

Apesar de campeão na última disputa de ‘mata-mata’ entre as equipes, o Palmeiras perde feio para o São Paulo quando o quesito é decisões.

O confronto pela Copa do Brasil de 2022, será o 20° eliminatório entre os clubes, com o Tricolor tendo levado a melhor por 14 vezes até hoje, contra 5 do alviverde.

O São Paulo vem de duas eliminações seguidas para o rival (final do Paulistão 2022 e quartas da Libertadores 2021). Mas a situação já foi o contrário, antes disso era o Palmeiras que estava a anos sem eliminar o São Paulo em mata-mata, a última vez tinha sido em 2008.

São ingredientes como esse que põe em cheque a rivalidade entre os dois dos mais tradicionais times do Brasil e da América do Sul. O fato do Palmeiras ter igualado o número de Libertadores do Tricolor, e o mesmo jamais ter vencido a Copa do Brasil, fazem desse confronto o mais interessante da temporada.

- Publicidade -