São Paulo vive mega crise na base e motivos são expostos

Reconhecido mundialmente por revelar diversos craques, o São Paulo passa por uma crise na categoria sub-20. O Tricolor é o 17° colocado no Campeonato Brasileiro da categoria, e acumula apenas três vitórias, além de dois empates e mais oito derrotas, alcançando os 13 pontos até aqui. 

A diretoria chegou a trocar o comando da equipe, promovendo o técnico Allan Barcelos, do sub-17, para a categoria de cima. Em contrapartida, Menta desceu e está no sub-20. A troca deu bons resultados, já que duas das três vitórias foram com Allan.

De acordo com o Globo Esporte, o clube tem noção que o desempenho está bem abaixo do esperado. Entretanto, o entendimento é que a transição entre as categorias e a promoção de jovens ao time principal podem ser fatores que acabam prejudicando.  O time profissional conta com seis atletas com menos de 20 anos:Rodriguinho (20), Moreira (20), Henrique (17), William Gomes (18), Negrucci (20) e Leandro (19).

A ideia é que diversos desses nomes poderiam jogar pela base para ajudar a equipe a conquistar resultados melhores, já que muitos sequer jogam de maneira frequente no profissional. Contudo, o clube acredita que é muito melhor para o jovem treinar entre os profissionais, visando a melhora de seu físico.

Com um grande número de jovens na equipe principal, a média de idade do sub-20 acabou caindo, chegando a 18,36 anos no empate em 2 a 2 contra o Atlético-MG. Além disso, apenas dois dos 11 titulares já fizeram 20 anos.