São Paulo vai atrapalhar o clássico Atlético-MG x Cruzeiro

A Federação Mineira de Futebol (FMF) alterou a data do clássico entre Atlético-MG e Cruzeiro, válido pelo campeonato estadual, evitando que coincidisse com a Supercopa do Brasil entre Palmeiras e São Paulo, ambos em Belo Horizonte.

Inicialmente programadas para o dia 4 de fevereiro, as partidas agora terão logísticas de segurança mais viáveis. O confronto entre Atlético-MG e Cruzeiro foi antecipado para o dia 3 de fevereiro, às 19h30, na Arena MRV, pela 3ª rodada do Campeonato Mineiro. A Supercopa do Brasil permanece no dia seguinte, 4 de fevereiro, no Mineirão, às 16h.

Anteriormente, a Supercopa estava marcada para o sábado, dia 3, mas a TV Globo, responsável pela transmissão, solicitou à CBF a mudança para o domingo. A mudança de data causaria sobrecarga para a Polícia Militar de Minas Gerais, que teria que lidar com a logística de segurança para ambas as partidas.

Mas por que isso?

Desde a definição dos times para a Supercopa, a CBF procurou alternativas para que a partida ocorresse em um local neutro, sem vantagem para nenhuma das equipes. A proibição do Ministério Público, que impede a presença de torcidas rivais em clássicos desde 2016, impossibilita que os estádios de São Paulo recebam ambas as torcidas (apenas a torcida mandante pode comparecer).

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Whatsapp, Telegram ou acesse nossas comunidades.

A proposta de jogar no Maracanã foi descartada devido a uma reforma prevista no gramado em janeiro, assim como o Mané Garrincha, em Brasília, que estará ocupado por um evento privado entre 3 e 13 de fevereiro.

O Palmeiras é o atual campeão da Supercopa do Brasil, conquistando o título em fevereiro do ano passado ao vencer o Flamengo por 4 a 3, em um dos melhores jogos da temporada passada. O time alviverde foi vice-campeão em 2021. O São Paulo ainda não conquistou o título da competição, que foi refundada em 2020 após um hiato de 29 anos.