São Paulo vacila e perde Pan-Americano para cidade do Peru

A terça-feira, dia 12, apresentou grandes novidades para o esporte pan-americano. Após a cidade colombiana de Barranquilla perder o direito de realizar o Pan de 2027 após não fazer o pagamento que necessitava à Panam Sports, os Jogos já tem um novo “lar”: Lima, capital do Peru, foi a escolhida para ser a nova sede.

Casa dos Jogos Pan-Americanos de 2019, Lima venceu a disputa com Assunção, capital do Paraguai, e voltará a sediar os Jogos após apenas oito anos. A cidade será a primeira a abrigar o Pan duas vezes em um intervalo tão curto de tempo. Querendo sediar o evento em 2031, São Paulo sequer entrou na disputa.

Lima Pan Americano
Cidade de Lima ganha direito de sediar o Pan de 2027 — Foto: Divulgação

Assunção e Peru entraram no pleito há cerca de dois meses, quando Barranquilla não pagou duas parcelas de US$ 4 milhões (aproximadamente R$ 45 milhões, no total) como garantia aos donos do Pan, o que levou a rescisão do acordo no início do ano. Desde então, a Panam Sports iniciou a procura por uma nova sede.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Whatsapp, Telegram ou acesse nossas comunidades.

No ano passado, quando os Jogos Pan-Americanos foram disputados em Santiago, no Chile, a prefeitura de São Paulo anunciou o desejo de se candidatar ao Pan de 2031. Segundo informações do ge.globo, a cidade chegou cogitar entrar na briga por 2027, mas recuou.

São Paulo já foi sede dos Jogos Pan-Americanos

Caso seja escolhida para sediar os Jogos Pan-Americanos de 2031, São Paulo voltará a receber o evento após longos 68 anos. Em 1963, a capital paulista foi sede da quarta edição da competição entre os dias 20 de abril e 5 de maio daquele ano. Ao todo, 1.665 atletas competiram pelas medalhas em 19 modalidades.

Depois de São Paulo, o Brasil só voltaria a receber os Jogos em 2007, quando a cidade do Rio de Janeiro foi escolhida como sede. Na ocasião, os números foram bem maiores, com 5.633 competidores brigando pelo pódio em 34 esportes.

Por fim, se curtiu a matéria não deixe de acessar com frequência o Portal do São Paulino.