São Paulo toma atitude magistral e se transforma no novo caça talentos do Brasil

Foto: Miguel Schinchariol/São Paulo

O Brasil se tornou um dos principais polos de descoberta de jogadores renomados. Pensando em fortalecer as categorias de base e gerar receitas astronômicas no futuro, a diretoria do São Paulo ampliou os recursos de seu Departamento de Análise de Mercado. A nível de conhecimento, dezenas de pessoas foram contratadas para encontrar talentos espalhados pelo país.

Para que a equipe iniciasse todo o processo de buscas, o São Paulo decidiu modificar a cadeira do chefe de departamento no final do ano passado, contratando Luan Faria, ex-Vasco. Colocando seus planos na mesa, o novo profissional trouxe consigo mais dois analistas, dobrando assim o agrupamento para quatro integrantes.

Potencializando os trabalhos, o Soberano conta ainda com seis observadores externos, mas o objetivo não é parar por aí. Ao que tudo indica, o número de integrantes será ampliado, já que as buscar por jovens talentos ganharão forças também nas regiões Nordeste e Centro-Oeste do Brasil. Nesse sentido, o projeto “São Paulo nas quebradas” irá avaliar atletas das periferias.

“Fiz uma mudança naquilo que pra mim é a alma da base que é a captação. Pra mim, não estava no nível que deveria estar para um clube como o São Paulo. Hoje, tenho um observador no Rio Grande do Sul, um no Mato Grosso, dois no interior de São Paulo, um na região do Paraná e um no Rio de Janeiro. Vou trazer mais dois: um para Brasília e um para o Nordeste. Não necessariamente ficaremos com oito, vamos avaliar ainda”, disse o Supervisor de Cotia, Douglas Schwartzmann, ao UOL.

São Paulo entre as melhores bases do mundo

Um estudo do Observatório de Futebol do CIES (Centro Internacional de Estudos Esportivos) evidenciou as 30 melhores categorias de base do mundo. Como resultado do empenho da diretoria tricolor, o Soberano foi o brasileiro mais bem colocado entre os quatro que se destacaram. Confira o ranking final abaixo: