São Paulo tinha DOIS títulos da Libertadores enquanto o Corinthians tinha duas participações

O dia 26 de maio de 1993 tem um lugar bastante especial no coração do torcedor são-paulino. Mesmo derrotado pela Universidad Católica por 2 a 0, o São Paulo chegou ao bicampeonato seguido da Copa Libertadores na noite daquela quarta-feira. Enquanto conquistava de novo a América, o Tricolor tinha um rival pouco acostumado com a competição.

Dono da maior seca de títulos dos grandes clubes do futebol brasileiro, o Corinthians ficou 23 anos sem levantar uma taça entre o Rio-São Paulo de 1954 e o Campeonato Paulista de 1977. O número é ainda pior quando analisados os torneios nacionais, já que o Alvinegro levantaria seu primeiro título brasileiro somente em 1990.

Sem grandes conquistas no período, o clube pouco atuou dentro da Copa Libertadores entre a década de 60 e o início dos anos 90. Enquanto clubes como São Paulo, Santos, Flamengo, Cruzeiro e Grêmio já conquistavam a América, o Corinthians tinha apenas duas participações no torneio: em 1977 e 1991.

E o desempenho não foi lá grandes coisas. Em sua primeira aparição, o clube não passou da primeira fase. 14 anos depois, classificado como o atual campeão do país, o Corinthians acabou parando nas oitavas de final ao ser eliminado pelo Boca Juniors. O Alvinegro ainda precisaria de mais oito participações para enfim levantar a taça em 2012.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Whatsapp, Telegram ou acesse nossas comunidades.

Corinthians pode encontrar São Paulo na Sul-Americana

Com apenas quatro pontos conquistados nas primeiras cinco rodadas da fase de grupos da Copa Libertadores da América, o Corinthians já está eliminado da principal competição do continente. O Alvinegro, no entanto, ainda tem a possibilidade de conquistar uma vaga na Copa Sul-Americana e, assim, entrar no caminho do São Paulo no torneio.

Para isso, o Corinthians precisa somente de um empate frente ao Liverpool, do Uruguai, para manter a atual terceira colocação no Grupo E da Libertadores. Caso consiga a manutenção, o clube se classificará para uma espécie de repescagem contra um dos segundos colocados na Sul-Americana em busca de uma vaga nas oitavas de final.

Por fim, se curtiu a matéria não deixe de acessar com frequência o Portal do São Paulino.