São Paulo tem um grande problema para resolver pra 2024
A temporada de 2023 do São Paulo começou com altas expectativas após o vice na Copa Sul-Americana e no Paulistão do ano anterior. Contudo, o clima foi de mal a pior nos primeiros meses, culminando na demissão de Rogério Ceni.
Como substituto, o Tricolor anunciou Dorival Júnior, que estava sem clube desde que não renovou seu contrato com o Flamengo, clube no qual levantou a Libertadores e a Copa do Brasil.
No São Paulo, Dorival quebrou um marco histórico: foi campeão da Copa do Brasil pela primeira vez na história do clube. Além da boa quantia em dinheiro em premiação e bilheteria, o Tricolor garantiu vaga na Libertadores.
E caso queira se sair bem na competição continental em 2024, o SPFC terá que encarar a realidade e mudar um aspecto negativo desta temporada: o aproveitamento nas cobranças de pênaltis.
De acordo com dados divulgados pelo Transfermarkt, o São Paulo foi o terceiro time com mais pênaltis marcados a favor, mas é um dos piores na questão do aproveitamento. De oito cobrados, os jogadores converteram apenas quatro, ou seja, metade. É o pior aproveitamento entre os times da Série A do Campeonato Brasileiro, junto ao Palmeiras, Fluminense e Cruzeiro.
Por outro lado, a equipe que tem o melhor aproveitamento é o Atlético-MG, com seis gols em seis cobranças. Athletico-PR, Vasco, Red Bull Bragantino e Bahia também possuem 100% de aproveitamento, mas com menos cobranças. A equipe que mais teve pênaltis a favor foi o Flamengo, com nove, tendo acertado oito (88,9%).
Galoppo pode ser peça chave para mudar a estatística
Fora dos gramados desde abril, Giuliano Galoppo pode ser um trunfo para melhorar o aproveitamento nas cobranças de pênalti. No início da temporada, ele era o artilheiro do time, sendo muitos dos gols conversões da marca da cal.
Após cirurgia para correção do ligamento cruzado anterior, Galoppo esteve sob os cuidados do departamento médico e da fisioterapia até os últimos meses. Ele já treina com o grupo no CT da Barra Funda, mas ainda sem contato físico. Ele deve retornar na pré-temporada de 2024.